Dez dicas para decoração de espaços pequenos
Com tantos prédios e novas construções, a tendência é a diminuição do tamanho dos apartamentos nas cidades. Adaptar-se a um espaço pequeno é difícil, mas não impossível. É preciso aproveitar ao máximo os espaços que dispomos em casa. Algumas dicas são preciosas na hora de decorá-los e deixá-los cada vez mais aconchegantes. Quer saber como? Siga as dicas:
- Opte por paredes e móveis com cores claras. Cores suaves ampliam a visão e refletem a luz. Quanto mais iluminado o cômodo, maior parecerá. Melhor ainda se os móveis possuírem uma cor próxima à cor da parede, pois contendo menos cores contrastantes, maior parecerá o ambiente.
- Pendure espelhos nas paredes. O reflexo no espelho passa a impressão de um cômodo maior, por isso é indicado para os menores lugares da casa.
- Escolha móveis mais básicos, como pufes e cadeiras sem apoio de braços. Qualquer espaço que você puder aproveitar é bem-vindo e, alguns centímetros ganhos, são preciosos.
- As TVs normalmente ocupam muito espaço do ambiente. Procure colocá-las na parede. As de LCD são perfeitas para pendurar!
- Abuse de móveis transparentes. Uma mesa de vidro, por exemplo, ajuda a não carregar tanto o local.
- Embutir é uma palavra valiosa para ganhar mais espaço, além de deixar o ambiente mais organizado. Podem ser eletrodomésticos, armários, prateleiras ou estantes.
- Compre móveis multifuncionais. Sofás que viram camas, mesas de centro que já vêm com banquinhos e camas que possuem gavetas nas laterais ou espaço para guardar coisas embaixo do colchão são práticos e ajudam a economizar espaço.
- Maximize o potencial de pequenos cantos. O espaço debaixo das escadas pode abrigar um pequeno escritório; o local de leitura pode ser colocado em um canto inutilizado ou até mesmo uma mesinha com luminária e telefone.
- Potencialize a luz natural. Ela tem o poder de aumentar qualquer canto escuro do cômodo. Não cubra totalmente as janelas. Se não for interferir na sua privacidade, prefira cortinas um pouco mais transparentes.
- Elimine objetos e móveis que não têm utilidade. Ao se livrar do que não é essencial ao ambiente você ganha espaço. Um cômodo organizado parece muito maior do que o contrário.
Fonte: MIND