Comparar listagens

Como Avaliar um Imóvel e Manter sua Propriedade Valorizada

Como Avaliar um Imóvel e Manter sua Propriedade Valorizada

Quando pensamos em projetos futuros, é comum nos imaginarmos em um lar que é a nossa cara. Mas, muito além de um sonho, um imóvel também é um investimento. E, para mantê-lo valorizado, é preciso saber como avaliar um imóvel corretamente.

Isso vale tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender um imóvel. Ninguém quer dificuldade para encontrar um novo morador, não é mesmo? E muito menos se mudar para um local que precisa de várias reformas, concorda?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sob essas duas óticas de como avaliar um imóvel.

Vamos lá?

Primeiro, precisamos reconhecer que manter o imóvel valorizado não é tarefa fáciil. Especialmente no contexto atual: é o quarto ano consecutivo de desvalorização imobiliária. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço médio das residências caiu 0,28% em relação ao ano de 2018.

Por trás desses dados, há fatores econômicos, como o desemprego elevado e a desvalorização da renda.

Até aqui, somos levados a acreditar que a desvalorização é uma tendência do mercado e resta-nos aguardar uma melhora.

Mas não é bem assim. Existem condições intrínsecas às construções que podem ser controladas para manter o imóvel bem cotado. E, são esses imóveis que tendem a continuar atraentes para novos investimentos.

Ficou interessado? A LAR Imóveis pode te ajudar nesse processo de valorização! Confira este post!

Como valorizar um imóvel

Tudo conta para a valorização de um imóvel: fachada bem conservada, pintura de bom gosto e nova, acabamentos bem-feitos e tudo o que for visível e funcional. Ou seja, todos os detalhes são determinantes.

A seguir, listamos algumas dicas de conservação que certamente farão a diferença na cotação do imóvel. Acompanhe!

A primeira impressão é a que fica

O ditado não é mentira. Certamente o comprador reparará e pesará a aparência em sua decisão final. Afinal, ninguém quer morar em um local descuidado, com tinta descascando, paredes sujas, fissuras e rachaduras nas paredes, concorda?

A boa notícia é que esses problemas costumam ser de fácil reparo. Se você tiver disposição para investir um pouco mais, é possível fazer algumas modernizações — como, por exemplo, trocar aquele azulejo desbotado por acabamentos novos. Até mesmo trocar as maçanetas já dão um up no visual. Você também pode investir em espelhos de luz, lustres e piso novo.

Além disso, vale dar uma atenção especial ao acabamento dos portões. Tenha certeza que um espaço recém reformado, com bom gosto, já são um ponto super positivo na valorização do seu bem.

Por fim, aí vai uma dica de ouro: prefira cores claras e neutras na pintura! Elas aumentam a probabilidade de que as pessoas se interessem pelo imóvel. Os tons mais clean em pastel e branco clareiam o ambiente. Por outro lado, tons fortes não atendem a todos os gostos.

Cuide muito bem da parte elétrica e tubulações
Garanta que tudo esteja funcionando bem na parte elétrica e nas tubulações de água e de gás. Nesse sentido, modernizar as instalações é essencial caso haja algum problema. Quando foi feita a última inspeção elétrica pelos bombeiros? A fiação tem quanto tempo de instalação? As tubulações estão bem preservadas?

Trocar as lâmpadas incandescentes por modelos de LED, substituir os bocais de tomadas pelas novas opções com três pinos e até mesmo acrescentar as novas entradas USBs à instalação certamente deixarão o imóvel muito mais atrativo. Além disso, um plus é fazer instalações pensando na luminosidade noturna é à beira de piscinas, se for o caso.

Jardim sem matagal

Jardins costumam ser motivo de alegria, mas cuidado para o efeito não ser o contrário! Lembre-se sempre de retirar o excesso de galhos e emaranhados que as plantas desenvolvem. Outras tarefas essenciais são varrer as folhas secas e podar a grama. Assim, os interessados se sentirão melhor na casa e poderão ter uma noção mais real do espaço.

Móveis planejados: um grande diferencial

Móveis planejados bem construídos são um diferencial e tanto. Eles tornam os cômodos organizados e funcionais e são peças ideais para ambientes que tem limitações de espaço, por exemplo.

Além disso, eles são de fácil manutenção, podem ser feitos com materiais de primeira linha, têm um ótimo custo-benefício e valorizam muito o imóvel.

Segunda dica de ouro: cuide da apresentação! Limpeza e organização no imóvel são indispensáveis ao apresentar a casa a um possível comprador — dedique um cuidado especial aos banheiros e à cozinha.

Como avaliar um imóvel?
Vimos de que maneira você pode deixar seu imóvel mais atraente, agora é hora de pensar em como avaliá-lo. É essa avaliação que vai definir o valor da sua casa ou apartamento perante o mercado imobiliário.

Na prática, trata-se de um documento elaborado por profissionais como arquitetos ou engenheiros. É o chamado parecer técnico de avaliação mercadológica, utilizado até mesmo pela Justiça e instituições financeiras.

Em geral, ele exige uma metodologia específica, que garante a padronização dos pareceres. Dessa forma, fica mais fácil até comparar avaliações de diferentes propriedades em uma mesma região, por exemplo.

Além das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), outros fatores guiam a avaliação.

Pode parecer difícil no começo, mas fique tranquilo. Separamos algumas dicas de como avaliar um imóvel. Acompanhe!

Os primeiros pontos a serem avaliados

De fato, alguns aspectos influenciam na valorização dos imóveis. Em geral, é aconselhável que a avaliação seja feita por profissionais especializados. Entretanto, alguns fatores podem ser ponderados pelos próprios compradores e vendedores.

São eles:

  • infraestrutura;
  • região próxima a comércios e serviços;
  • proximidade a espaços de lazer e natureza;
  • proximidade do transporte público;
  • barulho da vizinhança;
  • criminalidade e violência.

Analisando esses parâmetros, é possível definir o valor do imóvel com precisão. Entretanto, a subjetividade dos proprietários pode interferir no resultado da avaliação. Como solução, procurar ajuda é aconselhável.

Por que contar com a ajuda de profissionais?

Os profissionais terão mais propriedade para atestar as condições analisadas. Com isso, a chance de ficar mais satisfeito com o imóvel escolhido é maior. Alguém para avaliar a parte elétrica e a infraestrutura, por exemplo, pode fazer total diferença.

Eles podem conferir a situação atual e indicar a necessidade de reformas ou não. Tudo isso evita dores de cabeça no futuro. Reforçando a importância da avaliação profissional, temos o laudo de documentação de imóveis. Você sabe do que se trata?

A importância do laudo de documentação de imóveis

Na verdade, já falamos dele por aqui. Laudo de documentação de imóveis e parecer técnico de avaliação mercadológica designam a mesma coisa.

Como vimos, é esse instrumento jurídico que dá respaldo à avaliação feita pelo profissional. Ou seja, ele é necessário para qualquer tipo de operação que envolva a propriedade. Isso vale para compra, para venda e até mesmo para processos judiciais. Tudo isso devido à segurança jurídica que ele oferece.

Pensando ainda mais na segurança, antes de comprar ou vender, conte com uma imobiliária. Ela é peça-chave na hora de apresentar os melhores imóveis de acordo com seus gostos e necessidades.

Contudo, fique atento à experiência da imobiliária. Quantos anos ela está no mercado, se é especialista na região, se os corretores são profissionais e motivados como os da LAR Imóveis… Tudo isso deve ser observado.

Seja para morar ou investir, lar significa cuidado. Ele abrigará uma pessoa, família ou negócio. Por isso, é importante transmitir conforto, bem-estar e segurança.

Em todos os casos, a LAR Imóveis aparece como uma referência confiável e disposta a ajudar em como avaliar um imóvel e outras questões. Para começar, sugerimos que conheça um pouco mais sobre quanto custa comprar um imóvel em BH!

Posts relacionados

Conquiste seu ponto comercial com a administração financeira!

Empreendedor, você deseja ter seu próprio ponto? Veja 6 incríveis dicas de administração financeira para comprar o ponto comercial da sua empresa!

Continue lendo

Hora da mudança? Primeiros passos para quem deseja mudar de casa

Está pensando em mudar de casa? Vale muito a pena realizar uma boa escolha nesse momento. Veja se é a hora de fazer essa mudança e entenda como agir!

Continue lendo

Como a economia colaborativa tem movimentado o mercado imobiliário

Do ponto de vista do consumo, a economia colaborativa merece destaque. Conheça todo o potencial dessa ideia e descubra quais mudanças ela tem consolidado!

Continue lendo

2 thoughts on “Como Avaliar um Imóvel e Manter sua Propriedade Valorizada”

  • Como planejar a reforma do seu imóvel – Lar Imóveis

    1 de junho de 2016 a 12:03

    […] de iniciar uma obra e decorar um imóvel, é fundamental ter planejamento. Caso seja necessário renovar o visual do novo lar, saiba que é bom reservar uma parte do orçamento para os gastos com reforma e […]

  • Piscina e área gourmet valorizam mais o imóvel – Lar Imóveis

    7 de junho de 2016 a 09:10

    […] tamanha estrutura no “quintal de casa” valoriza muito o imóvel, mas é bem nítido o perfil de quem compra apartamento com lazer. “De forma geral, são […]

Comentários estão fechados.