Comparar listagens

Saiba um pouco mais sobre o bairro Gutierrez

Saiba um pouco mais sobre o bairro Gutierrez

Você já conhece o bairro Gutierrez, em Belo Horizonte? Ele ganhou esse nome por ter pertencido à famosa família Gutierrez. No início, o bairro era uma grande fazenda; atualmente, é um dos pontos mais bem valorizados de toda a capital mineira, com movimentado comércio local.

Seus imóveis vão dos usuais ao extremo luxo, tudo isso dentro de um espaço de aproximadamente 118 hectares (e 101 mil habitantes, de acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte, se somarmos a população do Gutierrez com a de seus bairros bastante próximos). Confira nesse post as principais características do bairro.

O bairro nasceu rico, e continua assim desde então. É no Gutierrez que a classe média alta de BH encontra o seu lugar. As maiores construtoras de Minas Gerais e do Brasil fazem investimentos no bairro para empreendimentos do tipo resort, alimentando assim o ciclo de renda e novos projetos na região.

CARACTERÍSTICAS E QUALIDADE DE VIDA

Assim como a maioria dos bairros de classe alta da capital mineira, o Gutierrez fica localizado próximo à região Centro-Sul (na verdade, ele é considerado uma extensão da Zona Sul), fazendo divisa com Barroca e Grajaú, além de Santo Agostinho, Cidade Jardim e Luxemburgo, esses dois últimos na região da avenida Raja Gabaglia.

Geograficamente, porém, o Gutierrez pertence à Região Oeste, que engloba Gutierrez, Grajaú, Barroca, Prado e Nova Suíça, além de outros bairros. Com localização privilegiada, o bairro também fica próximo a outros bairros de classe alta, como Lourdes e Savassi, o que faz com que o perfil do seu morador seja majoritariamente de classe AB.

Suas principais vias de acesso são a Avenida Francisco Sá e as ruas Almirante Alexandrino, André Cavalcanti e Marechal Bittencourt. Uma das principais vias de referência do bairro é a Praça Leonardo Gutierrez, a mais famosa do bairro.

Toda a região Oeste comporta 300 mil habitantes, o que faz com que essa área de Belo Horizonte seja, praticamente, uma cidade à parte. O Gutierrez ainda guarda algumas características bastante interioranas, uma dessas é o alto índice de arborização do bairro, que deixa o clima bastante fresco e menos poluído – e seus moradores ficam satisfeitos com essas características.

SERVIÇOS

A verticalização dos últimos anos tornou o bairro majoritariamente residencial, mas isso nunca impediu o bom desenvolvimento comercial da região. O aconchego e a qualidade de vida de réplica de cidade interiorana ainda estão lá, mas dividem espaço com a modernidade e a modernização do comércio, com mercado crescente nas áreas de entretenimento, gastronomia e serviços.

Em relação a educação, o bairro é bem alimentado e apresenta diversidade para a escolha dos pais: sede dos colégios Bilboquê e Mundo Feliz, considerados referências do ensino infantil de BH, e do Regina Pacis, tradição em ensino infantil e fundamental, bem como o Coleguium, que também engloba os ensinos fundamental e médio e é conhecido por dar um bom preparo aos alunos em época de vestibular, principalmente os que buscam aprovação em escolas federais de ensino superior.

Para as necessidades do dia-a-dia os moradores do Gutierrez contam com opções de supermercados, padarias e farmácias bem perto. Estão lá unidades do SuperNosso, Carrefour e Supermercados BH, além das padarias Boníssima (uma das mais tradiconais da cidade) e Tempão.

Na parte de drogaria, o bairro conta com uma Araújo Mega Store, com drive thru, que fica aberta 24 horas. Você encontra também as Lojas Americanas, e redes de fast-food, como o Habib’s, com loja própria e serviço de delivery para o bairro. Outras ótimas opções para lanches rápidos na região são o Subway, o Boca do Forno (na André Cavalcanti) e o Empadas, na Francisco Sá.

Na área de saúde, o Gutierrez abriga o Hospital Madre Teresa, um dos mais conceituados da capital mineira, que atende a mais de 60 convênios e cerca de dez Institutos Religiosos. Recentemente o Hospital foi premiado com o selo canadense de boas práticas e segurança hospitalar, de acordo com a metodologia praticada pelo país da América do Norte.

TRANSPORTES

O bairro tem linhas próprias de transporte público, como o 9209, que liga o bairro ao Sagrada Família, mas também existem muitas outras linhas que vão para os bairros vizinhos. Nesse caso, servem também ao Gutierrez as linhas 2101 (Grajaú/Sion) e 2150 (Grajaú/Sion via Avenida do Contorno).

Para o lazer, o deslocamento é bem rápido, pois as melhores opções para passeio, restaurantes, boates e demais casas noturnas, além de shoppings e cinemas, estão no próprio bairro ou nos arredores – e isso faz com que as chances de escolher pelas possibilidades na região aumentem consideravelmente.

Para o dia a dia, o trânsito na região é intenso, devido à Raja Gabaglia, mas o Gutierrez tem diversas vias de acesso e, muito provavelmente, será possível evitar o trânsito nessa avenida na maioria das vezes, pelo menos nos momentos de maior fluxo, que são os períodos de 7h às 10h da manhã e 16h às 20h. Dentro do bairro o trânsito é tranquilo e, normalmente, flui bem em qualquer hora do dia.

Quer comprar, vender ou alugar um imóvel no Gutierrez? Então a sua melhor opção é a Lar Imóveis. Visite o nosso ou faça-nos uma visita na unidade Nova Suíça: Avenida Barão Homem de Melo, 270.

VENHA MORAR NO GUTIERREZ

O Gutierrez é um daqueles bairros que você olha uma única vez e já se apaixona, descobre que ali é o local para você morar. É um bairro arborizado, bonito, com diversas opções de comércio, que dá aos moradores uma linda vista da cidade de Belo Horizonte – e que também faz bem ao ego, já que morar em um bairro de classe média alta, em tempos como os de hoje, se faz uma grande conquista pessoal.

Se você deseja ter qualidade de vida, seu lugar é o Gutierrez. Se quer ter segurança financeira com investimento imobiliário, seu lugar também é no Gutierrez. O seu sonho de imóvel está aqui.

E se deseja ter mais informações sobre o bairro Gutierrez, deixe o seu comentário logo abaixo.

Posts relacionados

Tour completo pelo circuito da lagoa da Pampulha em BH

O circuito da lagoa da Pampulha é famoso por seus eventos e atrativos locais. Veja as dicas da LAR Imóveis sobre o que não pode faltar no itinerário de quem vem conhecer a região.

Continue lendo

Região da Savassi: o berço de diferentes culturas em BH

A região da Savassi é famosa por seus diversos points. Mas você conhece a história por trás da região. Conheça os principais marcos da Savassi, desde a sua criação.

Continue lendo

Como é morar no Centro de BH, a região cosmopolita da cidade

Para descobrir se vale a pena morar no Centro de BH, o ideal é conhecer melhor a localidade, certo? Veja as características desse bairro tradicional!

Continue lendo