Comparar listagens

Vai empreender? Veja tudo sobre aluguel de ponto comercial em BH

Vai empreender? Veja tudo sobre aluguel de ponto comercial em BH

Você sabia que, em média, 85% dos brasileiros tomam a decisão da compra no ponto comercial (PDV)? Sabendo disso, é preciso criar o ambiente perfeito para motivar as compras.

Belo Horizonte é um município moderno, acolhedor, dinâmico, rico em cultura e orgulhoso em respirar história em cada cantinho da cidade. Portanto, o empreendedor com um bom ponto comercial em BH é privilegiado.

Se você está buscando por aluguel de ponto comercial em BH, veja nosso levantamento sobre as principais características da cidade para os empreendedores. Boa leitura!

1. Os motivos para empreender em BH

Belo Horizonte não é apenas a capital do estado: é uma das principais cidades do país, cheia de oportunidade para negociantes. Saiba mais!

Cultura, história e belezas naturais

Localizada da terra do café mais famoso do Brasil, BH também é muito famosa por seus pontos turísticos, como a Lagoa da Pampulha e todo o seu conjunto arquitetônico.

Por sua vez, o centro é o coração da cidade, com as cores e a dinâmica de uma cidade que não para de crescer. Além disso, não podemos deixar de mencionar a região da Savassi e sua pluralidade cultural. Localização e diversidade para os negócios é o que não falta aqui!

O ambiente propício ao surgimento de novos negócios estimula uma cultura de apoio e colaboração. Você terá insights positivos de quem também busca o sucesso com a própria empresa. Com a união, a prosperidade só aumenta.

Para melhorar, há uma cultura de qualificação na cidade, principalmente pelas ótimas universidades do Estado. Desse jeito, é possível ter fácil acesso à mão de obra qualificada.

Polo de inovação tecnológica

Belo Horizonte é um dos principais polos de inovação tecnológica do país. Lar da comunidade de startups San Pedro Valley e uma das principais sedes do Google em todo o mundo, BH está à frente da inovação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Aliás, a capital foi considerada a 7ª cidade mais inteligente do Brasil. Portanto, mesmo que o seu negócio não seja uma startup de tecnologia, é possível aproveitar a infraestrutura e, é claro, firmar boas parcerias. Que tal?

Desempenho econômico da cidade

Outro motivo para recorrer ao aluguel comercial em BH são os números que provam seu desenvolvimento. Em 2018, por exemplo, o comércio cresceu 2,5%, apesar do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ter ficado na casa de 1,1%. Inclusive, a projeção do varejo mineiro era de 2%, então as expectativas foram superadas mesmo diante do cenário negativo.

Outros mercados também tiveram bom desempenho: o imobiliário cresceu quase 2%, após sucessivas quedas. Tudo isso aponta para uma só direção: o desenvolvimento econômico acima da média!

Densidade empresarial

O Sebrae divulgou Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL). O levantamento ranqueia os melhores estados e cidades de acordo com o desenvolvimento econômico local.

Segundo o documento, Minas Gerais é o 8ª estado mais bem posicionado e BH está entre as 5 cidades mais bem avaliadas. Os números indicam que a capital está preparada para receber e ajudar os negócios a se desenvolverem.

2. O aluguel do m² nas diferentes regiões

O valor cobrado pelo aluguel de ponto comercial em BH varia de acordo com a região. Por outro lado, o custo médio curiosamente recuou ao patamar de 11 anos atrás.

Em 5 anos, os valores caíram até 42,5% no acumulado. Esse fator, que impacta negativamente o mercado imobiliário, é positivo para o empreendedor que deseja alugar ou mesmo comprar um PDV.

Os bairros de BH têm vocações diferentes e os comerciais, normalmente, têm um preço maior. A região da Savassi, por exemplo, é muito comercial e está localizada na área nobre da cidade. Então, as cifras sobem mais.

A região da Pampulha, por sua vez, tem um foco turístico bem intenso e, dependendo da localização, o valor do m² é superfaturado. Por outro lado, há bairros como o Floresta, Colégio Batista e o Centro, com valores mais em conta.

Nesse sentido, o empresário deve se perguntar onde está sua clientela e se posicionar o mais próximo possível dela. Afinal, é preciso que seu produto esteja onde o seu consumidor está.

3. Os encargos

Além do valor do aluguel é preciso estar atento a encargos, como a alíquota de IPTU. A taxa varia de acordo com o tamanho do imóvel e com a sua localização — e pode (ou não) estar incluída no valor mensal do aluguel. Por isso, esteja atento a este detalhe.

Na ocupação não residencial, o total pago é de 1,2 a 1,6% do imóvel. Bem razoável, né?

Da mesma forma, há taxas que oscilam segundo o endereço, como o custo de iluminação pública, de saneamento e de coleta de lixo. Dependendo do ramo do negócio, há ainda cobranças como:

  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Taxa de Fiscalização, Localização e Funcionamento (TFLF); e
  • Taxa de Fiscalização Sanitária (TFS).

4. Os tipos de ponto comercial e como escolher

Antes de decidir-se pelo aluguel de ponto comercial em BH é preciso se planejar. Há diversas opções pela cidade, como salas comerciais, escritórios, lojas e galpões. Qualquer que seja a necessidade do seu estabelecimento, BH certamente tem um imóvel que pode ajudá-lo.

Elabore uma lista com as prioridades, como em relação a tamanho, localização, valor e infraestrutura. Em seguida, procure a LAR Imóveis, uma imobiliária especializada em empreendimentos na capital mineira que poderá auxiliar você em todas as etapas do processo de locação.

Optar pelo aluguel de ponto comercial em BH é uma ótima escolha para o seu negócio. Antes de buscar o imóvel ideal, que tal conhecer os melhores bairros e regiões de BH para o seu negócio?

Posts relacionados

Passo a passo Cemig Transferência de Titularidade da Conta de Luz

Acabou de se mudar e tem muito o qua fazer? Preparamos um passo a passo Cemig transferência de titularidade para facilitar a sua vida!

Continue lendo

Vale a pena alugar flat? Conheça os serviços do apart-hotel

Já pensou em alugar flat? Para descobrir se essa é uma boa opção, explore as nossas dicas e descubra os prós e contras de viver em um apart-hotel!

Continue lendo

Como escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio

Não sabe como escolher o melhor ponto comercial para a sua empresa? Veja as nossas dicas e tome a melhor decisão para o seu negócio.

Continue lendo