6 Dicas incríveis para comprar a sua casa com segurança

Como comprar a casa própria com segurança

Antes de fechar um negócio, é fundamental verificar alguns elementos importantes para que a concretização do sonho da casa própria não se torne um problema em sua vida. Neste momento, é necessário manter a calma para que nenhum detalhe seja esquecido.

Reajuste dos valores

Ao comprar um imóvel, muitas pessoas ficam inseguras em relação aos valores pagos durante a fase de construção do projeto. A preocupação é justificável porque os números, geralmente, são dessemelhantes das parcelas de financiamento do saldo devedor. Isso ocorre porque os valores são corrigidos mensalmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) ou CUB (Custo Unitário Básico da Construção) até que o proprietário receba as chaves da casa própria

É importante destacar que, se o proprietário não quitar o valor devido e escolher pelo financiamento após a entrega das chaves, as taxas serão alteradas de acordo com a instituição.

Financiamento para casas 

Faça um planejamento financeiro para definir se irá efetuar o pagamento do imóvel à vista ou se será necessário recorrer ao financiamento. Esse procedimento ajuda a evitar que o orçamento fique comprometido durante um longo período. Hoje em dia, muitas pessoas optam pelo financiamento, porém ele não pode ultrapassar 30% do seu orçamento, caso contrário, irá prejudicar a sua saúde financeira. Descubra aqui como financiar a casa própria.

Imóvel usado

Muitas pessoas optam por comprar um imóvel usado. Se esse for o seu caso, solicite a ajuda de um corretor de imóveis. Ele irá ajudá-lo a escolher a casa própria com mais segurança. Para agilizar o atendimento, deixe claro as características do imóvel de seu interesse. Na Lar Imóveis, há uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas.

Veja o manual do proprietário

Não feche negócio antes de ler o memorial descritivo do imóvel. Neste documento, há informações sobre itens importantes da residência como, por exemplo, o tipo de piso que ela possui. Ao avaliar esses dados, o comprador pode verificar se o imóvel tem as mesmas características que foram ofertadas.

Atenção ao contrato!

Para comprar a casa própria com segurança, nunca feche contrato no primeiro dia da negociação. Muitas vezes, podemos ser enganados pela empolgação, portanto, mantenha a calma. Se possível, visite o imóvel, no mínimo, três vezes, para verificar se ele está em boas condições. Faça as visitas, de preferência, no período matutino, pois a luz natural ajuda a ver os detalhes com mais precisão. Dessa forma, será possível decidir a casa própria com mais facilidade.

Seja curioso!

Antes de fechar contrato, tire todas as suas dúvidas sobre o imóvel. A regra vale, inclusive, para você que é mais tímido. Deixe a vergonha de lado e pergunte, afinal, o que está em jogo é o bem-estar da sua família. A curiosidade deve ser redobrada ao ler o contrato. Verifique se tudo o que foi combinado está descrito no documento.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo.