7 ideias para aproveitar melhor seu apartamento pequeno

7 ideias para aproveitar melhor seu apartamento pequeno

Sabe aquela vontade que muitas pessoas tinham de ter um apartamento enorme e com vários cômodos? Pois é, essa proposta tem ficado para trás, principalmente pela tendência das construtoras em construir apartamento pequeno.

Essa opção é uma boa aposta para famílias pequenas, devido à praticidade. É a maneira ideal de se adaptar a um estilo de vida moderno e que exige facilidade de limpeza e de uso. Para os jovens casais, especialmente, a aposta é certeira.

No entanto, muitos pensam ser um desafio ter apartamento pequeno e, ao mesmo tempo, com uma decoração personalizada. Se esse é o seu caso, temos uma boa notícia: com alguns truques, é possível conquistar o melhor visual para o seu cantinho.

Veja 7 ideias imperdíveis para explorar todo o espaço disponível no seu apartamento pequeno!

De olho no orçamento

O espaço não é o único “obstáculo” para um bom resultado. O orçamento restrito também tem impacto, já que é comum ter um valor limitado para cuidar do local. No entanto, sempre dá para ser criativo.

Para não gastar demais, vale garimpar brechós, lojas de antiguidade e ofertas de “desapego”. Além de adquirir itens que já têm história, você consegue economizar e compor uma decoração com vários estilos.

Esse é um ótimo truque para comprar enfeites, gaveteiros, mesas e cadeiras. Apenas lembre-se de levar as medidas do imóvel para evitar levar para casa algo que não caberá.

Além disso, é possível recorrer a projetos personalizados. Um banheiro planejado para apartamento pequeno, bem como uma cozinha, sala ou quarto, explora ao máximo a área disponível. É um ótimo investimento para ter um conforto maior.

Como melhorar o aproveitamento do espaço

Depois de cuidar do orçamento, é o momento de saber como criar ambientes práticos, agradáveis e bonitos. Afinal, ter um apartamento decorado e estiloso torna o lar ainda mais especial. Para não ter dúvidas, veja dicas que podem ajudar!

1. Escolha móveis funcionais

Quando a ideia é aproveitar cada centímetro disponível, nada pode ficar sobrando. Na hora de comprar os móveis, isso deve ser considerado para que você adquira itens realmente funcionais.

Se for possível, é até melhor que o item sirva para mais de um propósito. É o caso da cama box com área de armazenamento ou de mesas que podem ser montadas ou desmontadas, conforme a conveniência.

Algumas estantes, por sua vez, servem como divisórias de ambientes e economizam espaço. Veja como cada item vai funcionar no seu apartamento pequeno e prefira, realmente, aqueles que forem úteis.

2. Use bem as paredes e espelhos

O espelho é um “multiplicador” de imagens. Com isso, ele é ideal para dar a sensação de amplitude e pode ser bem útil em apartamentos pequenos. Eles ficam ótimos em salas e quartos e devem posicionados em um ponto com boa luminosidade.

As paredes também devem “abrigar” outros objetos. Na tendência de verticalização, pendure prateleiras, TVs e outros componentes. Assim, você libera espaço na parte de baixo e melhora o fluxo.

3. Pense em ambientes integrados

Apartamentos pequenos saem ganhando quando os ambientes não ficam isolados. Então, é essencial investir na integração. Prefira um imóvel de planta aberta e valorize essa questão com inteligência.

É o caso de unir, ainda que parcialmente, a cozinha com a sala de estar e de jantar. O escritório pode ficar em um cantinho do quarto e a varanda serve, também, como espaço gourmet e para receber os amigos. Tudo depende do que você deseja incluir: mesas, cadeiras, rede de balanço e outros componentes ajudam a “delimitar” cada cômodo — mas sem separá-los.

4. Invista em armários e painéis

A bagunça é uma inimiga dos apartamentos decorados. Então, é essencial apostar em espaços de armazenamento, como armários. Os planejados aproveitam todas as medidas e garantem ótima utilização do local. Vale considerar essa possibilidade!

Já os painéis são ideais para esconder tubulações, fiações e outros elementos. Assim, o visual fica muito mais clean e valorizado.

5. Planeje as cores

A escolha das nuances é determinante para conseguir bons resultados. Optar por paredes ou revestimentos escuros, por exemplo, faz com que o ambiente pareça ainda menor.

Por outro lado, o uso de cores claras reflete melhor a luz e dá a impressão de espaço amplo. Para dar ousadia e personalidade à decoração, aproveite para criar áreas com cores vivas e que se destacam.

Como é preciso ficar de olho no orçamento, saiba que não é necessário fazer uma reforma grande. Uma mão de tinta já é capaz de deixar um cantinho mais bonito e atraente!

6. Cuide da iluminação

A luz é uma aliada importante e deve ser usada corretamente para aproveitar e decorar um imóvel pequeno. Valorizar a entrada de iluminação natural é um excelente truque para que o ambiente fique mais bonito e até pareça maior. Capriche ao permitir a passagem de luz nas janelas!

Já na iluminação artificial, a opção indireta é melhor que ter apenas uma lâmpada. Contar com spots espalhados pelo imóvel ou mesmo com luminárias ajuda a criar uma sensação de aconchego sem deixar o cômodo escuro.

7. Acerte no espaço de circulação do apartamento pequeno

Não adianta elaborar a decoração perfeita e não conseguir usar bem o apartamento, concorda? Para evitar acidentes ou desconfortos, é essencial cuidar do espaço de circulação. O ideal é que os moradores possam explorar a área livremente, até mesmo por uma questão de segurança.

Então, tome cuidado na hora de planejar a disposição de móveis. Crie “corredores”, como entre o sofá e a mesinha de centro ou entre a parede e as cadeiras da mesa de jantar. Com o uso, veja se é necessário fazer alguma mudança para otimizar os posicionamentos. Assim, a utilização do imóvel se torna a melhor possível!

Como vimos, um apartamento pequeno pode ser funcional, agradável e bonito. Basta conhecer as suas necessidades e adaptar o local a elas. Com essas dicas, você terá o espaço perfeito para aproveitar o cotidiano com a família!

Você percebeu que precisa de reformas? Não se preocupe! Descubra como organizar a reforma de casa e faça com que a transformação fique dentro do orçamento!