Arquitetura Sustentável X Falta de água
O tema mais falado nos últimos dias é a seca que atingiu o país de forma preocupante. Muitas pessoas estão buscando medidas para economizar água e energia, e através de simples mudanças é possível cada um fazer sua parte.Atualmente, a tecnologia junto à arquitetura, tem ajudado a desenvolver diferentes sistemas e formas de mudar a estrutura do LAR e deixá-lo mais sustentável e econômico. O problema é que muitos desses sistemas ainda não possuem valores inclusivos. Um sistema que reaproveita a água da pia para uso da descarga, por exemplo, chega a custar R$ 15 mil reais.
Pia acoplada ao vaso sanitário – sistema de reaproveitamento da água da pia para uso da descarga (arquiteturasustentavel.org)
No entanto, existem formas de prevenir a falta de água sem gastar muito dinheiro. A chuva está escassa, mas se quando chover, cada LAR captar e aproveitar alguns galões de água, uma redução imensa no uso de água para lavar carros, jardins, pisos e calçadas será gerada. Outra forma simples de reaproveitamento de água é reutilizar a água da lavadora de roupas.
Coletor de água da chuva (arquiteturasustentavel.org)
Além disso, as mudanças de atitude e a conscientização da população são muito importantes para ajudar nessa economia de água.
Coletor de água da chuva (ambiência.org)
Algumas dicas para você economizar:
- Feche as torneiras: Quando for ensaboar louças, se ensaboar no banho e quando for escovar os dentes.
- Certifique-se que não há nenhum vazamento na casa toda: Custam somente alguns reais para trocar o reparo danificado, que causa o típico gotejamento de torneiras – mas que pode economizar centenas de reais ao ano (além de muita água)
- Troque as válvulas de descarga (parede ou caixa acoplada) para a de duas teclas. Na maioria das vezes, precisamos de menos água do que as válvulas comuns liberam a cada toque.
- Não desperdice!
- Fonte:arquiteturasustentavel.orgambiência.orgwww.ipog.edu.brwww.casadicas.com.br
Texto: Lorena Cardoso - Arquiteta