Casa ou apartamento em Belo Horizonte: qual o melhor?

Casa ou apartamento em Belo Horizonte: qual o melhor?

Você anda em dúvida se é melhor alugar ou comprar uma casa ou apartamento em Belo Horizonte? Para escolher um novo lar, vários aspectos devem ser levados em consideração.

Mesmo por que é possível encontrar tanto apartamentos quanto casas, que estão disponíveis para venda ou aluguel por valores muito parecidos.

Porém, o aspecto principal é o da segurança do imóvel o qual você pretende alugar ou comprar.

Nesse momento, o ideal é colocar na balança os prós e os contras de se alugar ou adquirir esses tipos de imóveis.

Analisar, também, os interesses antes bater o martelo é interessante. Sejam eles seus, os da sua família ou de quem vai se mudar para o novo lar.

Afinal, devo morar em uma casa ou apartamento em Belo Horizonte? Para ajudá-lo a tomar essa difícil decisão, vamos apresentar vantagens e desvantagens das duas opções. Dessa forma, ficará mais fácil para identificar qual o tipo de moradia mais se encaixa com o seu perfil. Confira!

Apartamentos

Os apartamentos são opções de moradia relativamente recentes, em comparação com as casas, e interessantes para quem mora nas grandes e médias cidades.

Residir em um apartamento implica em saber conviver com outras pessoas e a obedecer regras de convivências determinadas pelo condomínio. Por exemplo, o condomínio pode, ou não permitir animais domésticos.

Mas de nada adianta ficar especulando sem que seja possível comparar as vantagens e desvantagens de morar em um apartamento.

Vantagens

  • São espaços mais fáceis para limpar, decorar e manter em virtude do seu tamanho, que é menor.
  • Os gastos com manutenção de um apartamento é bem menor.
  • Custos como energia, água e gás, costumam ser cobrados pelo condomínio e rateados entre todos os moradores, assim como a rede elétrica, encanamentos, segurança e a limpeza da parte externa.
  • Os prédios têm a sua segurança garantida, ou por porteiros ou por modelos de vigilância e segurança 24 horas, que garantem a segurança da sua vida, família e do seu imóvel.

Desvantagens

  • Uma eventual falta de espaço, por serem imóveis de tamanho reduzido.
  • A falta de privacidade e incomodação com vizinhos em função do barulho.
  • Criar animais domésticos pode se tornar um problema, seja por causa de regras do condomínio, pelo espaço do imóvel ou por causa dos vizinhos.
  • Além disso, você também pode acabar se irritando com perturbações ou incômodos causados poe algum vizinho.

Casas

Há milênios os seres humanos habitam em casas, seja pela liberdade ou pelo espaço da casa e da área útil externa a ela.

Entretanto, viver em uma casa implica em ter responsabilidades que não existem num apartamento. Por exemplo, cuidar da área interna e externa acaba sendo uma tarefa exclusiva do dono do imóvel.

Assim, a melhor forma de levarmos em conta este tipo de imóvel, da mesma forma como vimos com o apartamento, é observar os prós e contras que uma casa se apresenta para o seu inquilino.

Vantagens

  • Mais espaço e privacidade, já que a proximidade com os vizinhos é menor.
  • Liberdade para seguir as próprias regras, como poder criar um pet, dar um churrasco sem precisar reservar o espaço e criar as plantas que você bem entender.
  • Menos incômodos com os vizinhos por causa de barulhos ou outros tipos de problema.
  • Mais espaço, seja dentro da casa, com o próprio quintal ou a garagem.
  • A ausência de taxas como o condomìnio a serem pagas.

Desvantagens

  • A segurança é um problema sério, já que apenas a cerca ou muro não dará conta do recado. Logo, haverá um gasto maior com soluções de segurança para manter você e sua família mais segura.
  • Por ter mais espaço, há mais trabalho e gastos com manutenção e limpeza.
  • Além disso, há, também, a falta de conveniência que apenas um prédio pode oferecer. Isso inclui detalhes burocráticos e ter que lidar com a rede elétrica ou de encanamento da casa.

Casa ou apartamento em Belo Horizonte?

As duas opções possuem pontos favoráveis e desfavoráveis, tanto relacionados à segurança quanto à privacidade.

Conforme pontuamos, a segurança do local precisa ter um peso maior na hora de bater o martelo e escolher o imóvel certo. Afinal, não adianta nada morar no lar dos sonhos sem se sentir seguro dentro dele.

Uma casa em Belo Horizonte pode parecer um paraíso, não é mesmo? Área ampla, possibilidade de ter os seus animais de estimação e poder montar a sua horta, sem contar os benefícios de não se ter vizinhos por perto, incomodando a privacidade.

Porém, a falta de vizinhos também pode colocar você, sua família e seu lar em risco.

Pensando por esse lado, os apartamentos em BH podem ser uma excelente opção. Principalmente para quem viaja com bastante frequência e deixa o lar vazio por muito tempo.

Assim, ter uma proximidade maior com os vizinhos é bastante estratégico, coibindo a ação de possíveis assaltantes.

Afinal, graças à área de lazer, há uma facilidade maior para se conhecer novas pessoas. Além disso, há maior espaço para filhos brincarem com mais tranquilidade.

Dica de ouro

É de extrema importância, também, que o morador contrate um seguro residencial.  Esse investimento pode se tornar muito válido. Por exemplo, se você possui muitos eletroeletrônicos dentro do lar, se sua vizinhança já sofreu muitos assaltos ou se algum membro da família costuma perder ou esquecer chaves.

Essa dica é válida tanto para casas, quanto para apartamentos.

Em suma, pelo ponto de vista da praticidade e da conveniência, o apartamento se apresenta como a melhor solução para casais que ainda não tem filhos.

Já para famílias maiores pesa na hora da escolha. Afinal, o tipo de criação que você deseja dar para os seus filhos, a proximidade do imóvel de escolas e faculdades, quantidade de móveis, entre outros, influenciam nessa decisão.

Conseguimos sanar as suas dúvidas entre escolher casa ou apartamento em Belo Horizonte? Não deixe de comentar abaixo e entre em contato conosco, temos certeza de que poderemos ajudá-lo a escolher a melhor opção de casa ou apartamento em Belo Horizonte, e de acordo com o seu perfil.

Até logo!