Consórcio contemplado para imóvel: 6 riscos para estar atento!

Consórcio contemplado para imóvel: 6 riscos para estar atento!

O financiamento imobiliário segue como uma das principais formas de pagamento do consumidor. No entanto, está longe de ser a única alternativa, pois o consórcio contemplado para imóvel tem adquirido bastante popularidade no mercado.

Acontece que, de carona com os benefícios, vêm também alguns riscos e cuidados que o consumidor deve se atentar. E, para você que tem considerado o consórcio contemplado para imóvel em sua futura aquisição, este post pode lhe ajudar.

Siga com a leitura deste artigo e saiba quais são as reais vantagens do consórcio contemplado para imóvel e os principais pontos a se atentar antes de adquirir o imóvel dos sonhos!

O que é o consórcio contemplado para imóvel?

Antes de conhecermos os riscos dessa modalidade de pagamento vamos analisar o seu conceito. A carta de crédito é um documento que uma empresa — normalmente, a administradora de consórcio — concede ao requerente para comprar um bem.

Assim, a pessoa tem uma carta de crédito no valor que deseja para adquirir seu imóvel. Digamos, por exemplo, que ele tenha solicitado uma carta de crédito de R$ 200 mil para imóveis. Assim, ele poderá comprar o imóvel até esse valor, sendo pago pela administradora.

Os pagamentos são feitos mensalmente e, no mesmo período, os sorteios são realizados. Caso a pessoa seja contemplada, ela pode comprar o imóvel antes mesmo de finalizar os pagamentos — embora eles continuem, mês após mês.

No caso do consórcio contemplado para imóvel, a espera pelo sorteio não existe e o consumidor sai com a carta em mãos em pouquíssimo tempo. Só que essa possibilidade pode gerar algumas preocupações ao consumidor. Vamos ver quais são?

como-saber-se-valor-aluguel-esta-acordo-com-mercado

Os principais cuidados do consórcio contemplado para imóvel

1. Certifique-se da veracidade do consórcio contemplado para imóvel

A primeira coisa a se fazer é uma detalhada pesquisa a respeito da administradora do consórcio. Não se guie apenas por taxas mais convidativas e desconfie de todo desconto que “parece bom demais para ser verdade”. Para isso, avalie se a empresa:

  • realmente oferece cartas de crédito;
  • possui boa reputação — em suas redes sociais e em sites;
  • conta com as devidas autorizações para funcionar.

Isso pode ajudar a minimizar os riscos ao procurar por um consórcio contemplado para imóvel.

2. Cuidado com as informações contratuais

Muito consumidor leigo em burocracias e termos técnicos de uma transação imobiliária pode se confundir quanto aos seus direitos e obrigações contidos em contrato. Dessa maneira, pode ser de grande valia a contratação de um advogado para avaliar todos os pontos presentes para averiguar se o documento jurídico não pode lesá-lo de alguma maneira.

3. Atenção também à taxa de transferência do consórcio contemplado para imóvel

Muitas administradoras cobram uma taxa com o objetivo de transferir o consórcio entre participantes. É importante, então, ter em mente todo o tipo de gasto que você terá ao longo do consórcio, para evitar custos exorbitantes e imprevistos, dificultando o planejamento inicial em sua proposta de compra de imóvel.

4. Desconfie da venda de cartas de consórcio pela internet

Você pode ter menos seguranças ao negociar em um ambiente 100% virtual. Por isso, é preferível que você conheça a fundo a empresa antes de fechar negócio. Especialmente, se a empresa tiver um conceito inteiramente digital.

5. Procure conhecer todas as regras para usar sua carta de crédito

É importante ter em mente tudo o que irá acontecer ao longo do processo — antes e após ser contemplado. Por exemplo: administradoras podem manter o imóvel como garantia até que todas as parcelas sejam quitadas.

Além disso, existem riscos que podem impossibilitar a compra do imóvel, como a falta de escritura. A documentação deve estar em dia para você se envolver na aquisição de um consórcio contemplado para imóvel.

6. Planeje-se e tenha a certeza de que as parcelas cabem no orçamento

É um risco que tem menos a ver com as administradoras, e mais com o seu planejamento financeiro. Ao conhecer todas as taxas e custos que você terá para adquirir o consórcio contemplado de imóvel, coloque na ponta do lápis o total que será investido.

Em seguida, compare com as suas receitas e faça projeções em curto, médio e longo prazo para se certificar de que a compra pode ser realizada sem imprevistos futuros.

empréstimo para mei

Vale a pena investir em um consórcio contemplado para imóvel?

Ainda que você tenha se atentado aos pontos acima citados, é importante avaliar outros aspectos para ter a certeza de que você fez um bom negócio ao comprar um consórcio contemplado para imóvel. São eles:

  • preço: é comum que essas cartas de crédito sejam comercializadas por um preço acima do que você pagaria ao entrar em um grupo de consórcio, por isso, as contas devem ser realmente vantajosas para você;
  • veracidade do documento: falamos sobre isso, mas vale o reforço, pois muitos casos de fraude têm sido relatados com relação ao consórcio contemplado para imóvel;
  • praticidade: feche negócio apenas se a administradora em questão conceder a você todas as garantias de que este documento vai facilitar a sua vida. Afinal de contas, você vai pagar a mais por isso, e o desfecho deve ser ágil e benéfico.

Com isso, podemos dizer que vale a pena, sim, a aquisição de um consórcio contemplado para imóvel. No entanto, existem diversos pontos de atenção que podem demandar tempo e disposição de sua parte para ter a definitiva certeza de que se trata de um bom negócio.

No fim das contas, é importante ter um bom planejamento para que ocorra o menor número possível de imprevistos. Com o consórcio contemplado para imóvel em mãos, você pode ter uma facilidade enorme, mas só faça essa negociação com todas as certezas bem alinhadas.

E então, o que achou de nossas dicas sobre o consórcio contemplado para imóvel e os riscos que devem ser analisados antes de assinar o contrato? Para ficar por dentro de outras dicas relevantes como essa, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você receberá em primeira mão de todas as nossas novidades e orientações sobre o mercado imobiliário!