Lar e Cia
3 min leitura.

Dicas básicas para comprar imóvel na planta

Publicado em
29/1/2016
Como comprar imóvel na planta

Não é exagero dizer que existem diversas vantagens para quem deseja comprar um imóvel na planta. Uma delas afeta diretamente o seu bolso, já que o valor do bem escolhido, ainda em construção, pode ser 30% menor em comparação ao imóvel já pronto. A facilidade para tirar a documentação e mais tempo para planejar a mudança são outros atrativos que fazem a maioria dos brasileiros optarem por esse tipo de compra. Porém, mesmo diante de tantas vantagens, é importante ficar atento a alguns detalhes para não cair em armadilhas. Confira as dicas básicas para a compra de um imóvel na planta.

  1. Pesquise!

Antes de comprar imóvel na planta, solicite ao corretor dois empreendimentos finalizados pela construtora há um ano. Depois, faça uma pesquisa com os proprietários desses imóveis, perguntando se ele foi entregue dentro do prazo estabelecido, se os materiais utilizados tiveram defeitos ao longo desse período e se a empresa contratada executou as suas funções com responsabilidade.

  1. Correções ao comprar imóvel na planta!

É muito comum a correção das parcelas, com base no INCC (Índice Nacional da Construção Civil), durante a construção do imóvel. No entanto, cuidado, pois a cobrança de juros antes da entrega das chaves, é ilegal.A saída para que a prestação não fique acima do seu orçamento é simular nos bancos qual o número de parcelas que você terá condições para pagar mensalmente. Além disso, verifique o limite que o banco irá disponibilizar para o financiamento.

  1. Pagamento à vista

Dentre as dicas para comprar imóvel na planta, tenha um cuidado especial em relação ao pagamento à vista. Ele não é indicado porque podem aparecer problemas durante a obra. Por isso, não invista toda a sua economia. Dê uma entrada de 10% e ajuste as intermediárias, que não poderão ter valores acima do 13º salário.

  1. Ofertas tentadoras!

Para atrair os consumidores, diversas construtoras oferecem vantagens sedutoras: armários planejados e até carro zero. Essas propostas, muitas vezes, não são cumpridas após você assinar o contrato. A solução será entrar na justiça, portanto, guarde todos os documentos para usá-los como prova.

  1. Despesas

O cliente não é o responsável por pagar a comissão do corretor. Isso é função exclusiva da construtora. Todavia, as despesas do cartório, a escritura e o ITBI (Imposto sobre Transações Imobiliárias) são pagas pelo cliente.

  1. Formalize o contrato

É fundamental formalizar todas as promessas durante a reunião entre corretor e comprador. No documento final, coloque as seguintes informações abaixo:

  • Data da entrega da obra
  • Multa pelo atraso da entrega
  • Formas de pagamento e suas correções
  • Metragem, especialmente, do pé direito do imóvel.
  • Se existe autorização de financiamento em algum banco e quais são as condições para segui-lo.
  1. Cuidado!

Apesar de analisar todos os detalhes cuidadosamente não feche o negócio no dia da primeira reunião. Antes de assinar, solicite as cópias dos contratos para fazer uma leitura com mais calma. Se tiver dúvidas em alguma cláusula, procure um advogado.Após essas dicas de imóvel na planta, acreditamos que você está mais seguro para fechar o seu negócio. No entanto, esquecemos-nos de algo importante? Restou alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Apartamentos a veda em BH
Assine nossa newsletter
Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Obrigado por se inscrever!
Oops! alguma coisa deu errado, tente novamente.
Compartilhe: