Aprenda a manter seu lar mais organizado com dicas simples

  • 30 de abril de 2016
  • 3 Comentários
Aprenda a manter seu lar mais organizado com dicas simples

Com a correria do dia a dia, agendas lotadas e muitas tarefas, quase não sobra tempo para manter a casa organizada, não é mesmo?  Contudo, é possível se planejar para ter tudo em ordem e, com isso, ganhar tempo e aumentar de forma significativa a produtividade e eficiência de uma família. Claro, a organização é um processo, por isso é necessário manutenção e disciplina. Mas você dá conta! É só seguir estas dicas:

Mantendo tudo em ordem

No processo de organização de um lar, é possível perceber vários benefícios que a organização proporciona para uma família; como redução significativa do estresse diário, aumento da produtividade, economia de tempo e dinheiro, uso racional dos utensílios, além da otimização de espaços.

Para você manter sua casa organizada, é necessário delegar funções para cada membro da família, uma vez que cada um sabe o seu papel, fica fácil gerenciar as tarefas e saber de quem cobrar quando determinada tarefa não for realizada.

Todos devem participar

É fundamental trabalhar de forma colaborativa e incentivar que todos participem da organização e manutenção das tarefas domésticas.  Estabelecer um planejamento semanal para a família auxilia no gerenciamento de tarefas e contribui para a manutenção e organização da residência. Definir dias e horários para lavar e passar as roupas, organizar o quarto das crianças ou mesmo preparar um cardápio semanal são alternativas que auxiliam na manutenção e organização de uma casa.

Limpando a casa

Geralmente a bagunça se instala em uma residência por excesso de objetos, falta de espaços adequados para os pertences e, algumas vezes, o problema é gerado por ambientes que não foram bem planejados. A dica é planejar os espaços e os armários de acordo com a forma de uso daquele espaço, bem como se preocupar com seus pertences e na melhor forma de organizá-los, seja em um closet, nos armários da cozinha ou no home office.

Sem estresse

Closet limpo e organizado

A bagunça pode gerar conflitos familiares, além do estresse desnecessário e redução significativa da produtividade, a melhor forma é se organizar e trabalhar em equipe, assim as tarefas domésticas não tomam tanto tempo e ficam mais fáceis de serem realizadas.

Tatiana Melo – Personal Organizer