O que é o pé-direito duplo?
A maioria das pessoas aprecia os tetos altos em salas, halls e outros espaços. Imponência pura, não é mesmo? Primeiramente, vamos entender melhor o que é o famoso "pé-direito". Ele trata-se da medida entre o chão e o teto de uma construção. A média de sua altura é de 2,70 metros, mas há como ter o dobro desse tamanho. Vamos conhecer melhor alguns dos seus benefícios.
Não decida sem analisar o imóvel
Antes de optar por dobrar a medida da distância entre o piso e o teto do seu lar, é preciso entender que esta modificação gera uma reforma grande, portanto, não realize sem uma avaliação da estrutura da edificação.Outro ponto a destacar é que o tamanho total do imóvel pode ser um limitador para esse tipo de intervenção, pois, com a duplicação do pé-direito o pavimento superior deixa de ser ocupado, diminuindo a metragem construída.
Com ares de duplex
Se estiver convencido (e encantado) pelo pé-direito alto, seu ambiente ganhará um toque charmoso, dando a ideia de amplitude. Esta é a sua vantagem considerada principal, que é o oposto da sensação de achatamento de uma altura normal. No entanto, existem outros benefícios!A distância em dobro entre chão e teto deixa o ambiente maior e os cômodos ficam separados por níveis, que podem ser mantidos abertos, integrando, assim, diversas partes do imóvel.As partes expostas costumam ser as sociais (salas de estar, jantar, tv e cozinhas). Os ambientes íntimos, por sua vez, ficam mais reservados, com a altura regular.
Ventilação e luminosidade com o pé direito
Para regiões quentes, quanto mais alto, melhor, pois aumenta a circulação. No entanto, os ganhos em iluminação e ventilação dependem do projeto arquitetônico."Construções em regiões quentes têm que ser voltadas para o nascente para aproveitar ao máximo o sol e o vento", lembra a arquiteta Fabiane Bello. Em locais frios, o ideal é ter a fachada voltada para o poente, diminuindo a circulação de ar e o resfriamento da residência.
Agregando valor ao imóvel
As residências com pé-direito duplo são mais valorizadas pelo mercado, e oferecem maior entrada de ar e luz.
Menos eco com o pé direito
Para que o eco não represente um incômodo em ambientes com pé-direito duplo e até mesmo em salas com altura normal, quando vazias, uma dica é usar materiais que abafam o som, como tecidos cobrindo a parede, cortinas de pano nas janelas, forros de gesso, por exemplo.E então, agora que você já conhece melhor as vantagens que o pé-direito duplo pode trazer para os ambientes do seu lar, acha que vale a pena transformá-los?Texto: Stael CascelliImagens: www.casadaideia.com, www.assimeugosto.com, www.vidaeestilo.terra.com