Vale a pena reformar ponto comercial alugado?
Muitos empreendedores se perguntam: vale a pena, ou não, reformar ponto comercial alugado? Mudar alguns aspectos do imóvel pode deixá-lo mais personalizado e isso pode melhorar o desempenho do seu negócio.
No entanto, também existem alguns contras. Assim, se você está incerto sobre a reforma, este post poderá ajudá-lo bastante. Reunimos as principais análises que você deve fazer antes de tomar a decisão.
Confira e tire suas dúvidas!
A análise do orçamento
Como qualquer modificação gerará impactos financeiros, sua primeira preocupação deve estar na análise do orçamento. Conhecer, prever e se preparar para os gastos é essencial para que as melhorias não se tornem um problema financeiro.
Já que essa etapa é tão importante, o ideal é que seja feita sem falhas, não é mesmo? Então, veja quais aspectos considerar.
Conheça a situação e a conservação da propriedade
Para ter uma ideia de como será o processo de transformação, faça um diagnóstico da condição atual do imóvel comercial. Veja se é uma estrutura nova ou antiga e quais problemas ela apresenta. Quanto maior for a reforma, mais elástico deverá ser o orçamento.
Por outro lado, se o local é novo (e está em uma das primeiras locações), vale considerar se a reforma é mesmo necessária. Às vezes, pequenas modificações já ajudam a chegar no resultado esperado. Por isso, vale a pena entender que tipos de reformas são interessantes no local.
Elabore uma projeção financeira
Depois de estudar o ambiente, faça um levantamento dos custos de se reformar o ponto. Elabore um projeto inicial para pensar quais serão as etapas exigidas.
Então, faça a cotação com profissionais e empresas do ramo. Não se esqueça de considerar os preços dos materiais e até da documentação. Tudo isso fará parte do orçamento e deve caber no caixa. Do contrário, a modificação não é viável.
Avalie a necessidade de dinheiro extra
Embora prever o orçamento seja importante, é muito comum que ele não seja seguido na ponta do lápis. Reformas sempre tendem a esbarrar em imprevistos que, provavelmente, vão resultar em novos gastos.
E não há porque sofrer com isso!
Por outro lado, você deve estar preparado e, nesse sentido, o ideal é ter um dinheiro extra — como 10% a 20% do valor previsto inicialmente. Assim, a dor de cabeça será menor.
As regras do contrato
Antes de colocar a mão na massa, é preciso entender se a reforma é viável. O contrato é o documento que regulamenta a relação de locação, então ele deve ser considerado antes de tudo.
Para não ter dúvidas nesse momento, entenda como avaliar as regras do seu contrato e veja quais pontos são essenciais.
Lei do Inquilinato
A Lei 8.245/1991 ou Lei do Inquilinato define algumas condições para as reformas. Segundo o Art. 23, o inquilino não pode modificar a forma interna ou externa sem autorização prévia do proprietário.
Do contrário, o contrato pode ser rescindido e levar à cobrança de multa. Portanto, respeite todas as cláusulas. Veja se o documento fala especificamente sobre modificações, se proíbe ou se flexibiliza algumas transformações internas etc.
Negociação de permissões
Diante da decisão de reformar o ponto comercial alugado, é essencial solicitar a permissão para o locador. Essa etapa é executada já com o projeto estruturado, pois ele precisará ser discutido e aprovado, se for o caso.
Essa negociação serve para que o proprietário apresente suas condições específicas e o que não pode ser feito, em nenhuma hipótese. A fase é obrigatória para evitar o descumprimento das cláusulas descritas no contrato.
Negociação de abatimentos
Esta é uma dica valiosa para o seu bolso: durante o contato para obter permissão, também é possível falar sobre prováveis abatimentos nos custos com o aluguel. Afinal, uma reforma tende a valorizar o imóvel.
Por isso, aproveite acerte detalhes como a isenção de alguns aluguéis ou mesmo a redução do valor a ser pago, durante um período.
O contexto do seu negócio
Outro aspecto essencial consiste em conhecer bem a sua empresa, de modo a entender se é o melhor período para fazer a reforma. Com esse cuidado, dá para tomar decisões acertadas e que favorecem o empreendimento.
Veja o que analisar.
Realidade financeira da empresa
Antes de pensar em reformar ponto comercial alugado, veja se as condições financeiras do negócio permitem isso.
Mesmo que tenha o valor disponível, confira se não é melhor investir em outra coisa ou preparar-se para uma baixa nas vendas, por exemplo.
É muito importante ter uma visão financeira clara do que está acontecendo, afinal, se seu negócio passou por dificuldades recentes, talvez seja mais interessante deixar a reforma na gaveta por um tempinho.
Maturidade do empreendimento
Também é indispensável entender o momento da empresa. Um negócio que começa agora tem outras necessidades mais urgentes. Então, se a reforma não for essencial (como acontece com uma franquia, por exemplo), é melhor adiá-la.
Uma empresa estruturada e com maior previsibilidade de receita, por outro lado, consegue investir no visual com segurança.
Previsão de ocupação do espaço
Não menos importante, veja há quanto tempo o contrato está vigente e o quanto ainda resta. Se a renovação não for automática, fazer uma grande reforma - com o prazo de vencimento próximo - não é a melhor saída.
As motivações para reformar ponto comercial alugado x objetivo
Para fazer a escolha certa, é importante entender quais são as suas principais motivações para reformar.
Reparos estruturais são urgentes, mas otimizações do espaço e destaques no ponto de venda podem esperar, dependendo da sua situação. Para cruzar isso com os objetivos e entender o custo-benefício, é interessante refletir em alguns fatores.
Não sabe como? Trouxemos algumas dicas valiosas!
Analise o impacto no funcionamento do negócio
Também é preciso pensar se essa mudança altera o funcionamento do estabelecimento, pois algumas reformas exigem que a empresa fique fechada, sem produzir.
Ainda, para que tudo seja regulamentado, é necessário:
- atender às legislações e normas;
- obter autorizações e
- passar por novas vistorias.
Lembre-se: tudo isso leva tempo. Então, não faça nada antes de conhecer os impactos no seu cotidiano.
Avalie quais serão os resultados no negócio
Considere o que o empreendimento ganhará com a reforma.
Faça uma projeção do retorno sobre o investimento, ou seja, da relação de lucros sobre os custos. Se o retorno for positivo e grande o bastante, a reforma é uma boa saída. Do contrário, deve sair da lista de prioridades.
Depois de pensar em tudo isso, você saberá se reformar ponto comercial alugado é ou não interessante. Não deixe de avaliar a localização, afinal, esse é um aspecto que tem uma intensa interferência no desempenho do seu negócio.
Afinal, você sabe se sua empresa está no lugar ideal? Entenda.