Alugue sua nova casa na região ideal para você

Alugue sua nova casa na região ideal para você

Na hora de comprar ou mesmo de alugar uma nova casa, é preciso ficar de olho em alguns fatores essenciais. Afinal, não basta que o imóvel seja novo ou espaçoso se a localização não ajudar no cotidiano. Por isso, é indispensável identificar a melhor região para você. No entanto, a tarefa nem sempre é fácil — e, em alguns momentos, pode se tornar frustrante.

Em Belo Horizonte, por exemplo, há muitos bairros e áreas adequadas para cada necessidade. O melhor jeito de saber o que faz sentido para a sua família é considerar os fatores que realmente impactam a decisão.

Entre as pessoas que procuram um novo endereço, 22% desejam ter um local mais perto do trabalho. Na segunda posição, 20% dão prioridade para um bairro melhor.

Para a sua realidade, as prioridades podem ser diferentes. Então, veja quais são os pontos que ajudam a determinar o imóvel ideal para a sua família.

Analise o histórico de segurança local

A segurança pública é uma das prioridades do brasileiro. Para 52% dos entrevistados, a violência urbana tem que ser combatida para que o país se torne melhor. Então, faz todo o sentido querer morar em um lugar seguro e protegido. Na hora de buscar uma nova casa, avaliar esse ponto é essencial para deixar toda a família mais tranquila.

O histórico de segurança é que vai determinar se o local é adequado, então comece considerando as notícias. Veja o que sai nos jornais e pesquise as ocorrências. Ao ponderar sobre a taxa de criminalidade, fica mais fácil compreender se o lugar atende às suas expectativas.

Outro passo importante é ficar de olho na estrutura de segurança. Confira se há patrulhamento ou pontos de apoio policial. Quanto maior for a eficiência nesse sentido, melhor é a sensação de segurança.

Não deixe de conversar com quem conhece a região e tem a experiência. Fale com pessoas entendidas na área e questione se o local é, de fato, uma alternativa segura e adequada para a família.

Avalie a proximidade a estabelecimentos estratégicos

O cotidiano da família é repleto de necessidades que são atendidas por alguns estabelecimentos. Estar perto de uma região com bons supermercados e até de feiras, por exemplo, permite fazer as compras necessárias para a casa.

Para quem tem filhos, é preciso ter uma atenção extra ao que está próximo do imóvel. Quem tem crianças ou adolescentes em idade de estudo deve optar pelos melhores bairros para a escola. A proximidade com as instituições facilita o acesso e torna a rotina muito melhor.

Ao alugar nova casa em BH também é válido ver se existe uma boa infraestrutura de hospitais e locais de cuidado com a saúde. Em situações de emergência, isso será fundamental.

Caso outros estabelecimentos sejam importantes, como certas unidades de comércio ou restaurantes, veja se eles estão disponíveis. Assim, a tarefa de comprar ou alugar casa é favorecida.

Explore a vizinhança

Entre quem busca bairros seguros, é comum haver uma preocupação com os outros moradores do entorno. Em um condomínio de casas ou de apartamentos, por exemplo, é importante conferir se as pessoas oferecem uma convivência adequada. Assim, você não precisa se preocupar com problemas como barulhos inadequados ou comportamentos que afetam a rotina.

quem tem filhos pequenos pode desejar estar em um bairro com crianças de idades semelhantes. É uma forma de melhorar a convivência para os pequenos e garantir mais integração entre as famílias. Para quem pretende comprar casa, principalmente, esse é um ponto de destaque.

Mesmo que esse não seja um fator com alta prioridade, vale analisar se o local tem o clima que você espera de uma vizinhança. Assim, a experiência de moradia é favorecida.

Analise o trânsito local e as vias de acesso

Ao pensar na nova casa, também é interessante considerar as questões referentes às vias do entorno. No entanto, esse fator não é decisório para todo mundo, então fique de olho para fazer uma boa análise.

Confira, por exemplo, quais são as vias de acesso. Estar perto das mais importantes ajuda a sair e a chegar da região com facilidade. Por outro lado, é algo que amplia o tráfego, a quantidade de barulho e até de riscos.

Além das rodovias, vale pensar em aspectos como pontos de ônibus e outras opções de transporte público. Mesmo quem não usa as alternativas com frequência pode depender, ocasionalmente, da possibilidade. Tê-las por perto, então, é importante para muitos.

Esse quesito pode funcionar como um critério de desempate. Às vezes, um bairro não é uma alternativa que cumpre todos os pontos. No entanto, a facilidade para chegar e sair dele, de carro ou de transporte público, o transforma em uma boa opção.

Pondere sobre o custo-benefício do imóvel

Ao pensar em alugar nova casa em BH, por exemplo, o ponto mais importante não deve estar apenas no valor do imóvel. Tanto para aluguel de casa quanto para a compra, é fundamental analisar um aspecto relevante: o custo-benefício.

Às vezes, uma locação é um pouco mais cara. No entanto, a localização garante economia nas compras e no deslocamento. Então, na prática, torna-se uma alternativa econômica e vantajosa.

Além de considerar todos esses pontos, também pense na proximidade da família, dos amigos, do emprego e das opções de lazer. Tudo isso é determinante para a qualidade de vida e, portanto, afeta o custo-benefício.

Decida qual é a região perfeita para você e sua família antes de comprar a nova casa

Mas, então, qual é o lugar ideal da nova casa? A verdade é que isso depende das suas necessidades e, principalmente, das suas expectativas. Se você busca facilidade e segurança acima de todas as coisas, a região perfeita é aquela que atende ao seu cotidiano de forma completa.

Como nenhuma família é igual à outra, vale a pena colocar no papel quais são os pontos indispensáveis e o que tem prioridade. Desse jeito, é possível direcionar a sua procura e facilitar a mudança de endereço.

Para quem estiver em busca da nova casa, é essencial entender que a localização deve ser escolhida com cuidado. Ao considerar esses fatores, você terá a chance de tomar a decisão ideal para toda a família!

Na hora de bater o martelo, pode surgir a dúvida: entre casa ou apartamento em Belo Horizonte, o que é melhor? Veja as vantagens e as desvantagens de cada um.