Circuito Lagoa da Pampulha (parte 1)
A Pampulha é uma região com grandes pontos culturais, históricos e turísticos. Muitos destes pontos são importantes e queridos pelos belo horizontinos, e possuem grande atratividade para os que vem de fora. Sendo assim, alguns pontos do Circuito Lagoa da Pampulha merecem destaque:
Jardim Zoológico
Presente em BH desde 1959, é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. O local conta com mais de 1000 animais divididos em 220 espécies, sendo assim, obtidos de permutas de outras instituições, doações supervisionadas pelo IBAMA e nascimentos dentro do zoológico. Em 2010 foi inaugurado um aquário temático de água doce, o maior do Brasil.
Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) - Gigante da Pampulha
O Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965, em uma partida entre a seleção mineira e o River Plate da Argentina. É o palco dos grandes eventos em Belo Horizonte, abrigando shows nacionais e internacionais, jogos dos times mineiros e da seleção brasileira de futebol, por exemplo. Possuí em suas dependências o Museu Brasileiro de Futebol.
Foi reinaugurado em 2013, após 2 anos fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014, com um jogo entre as duas maiores equipes da capital mineira, ou seja, Cruzeiro e Atlético.
Ginásio Jornalista Felipe Henriot Drummond (Mineirinho)
O mineirinho é o maior ginásio poliesportivo da América do Sul, conhecido por este nome por estar localizado próximo ao estádio Mineirão. Sua inauguração foi em 1980, e desde então abriga jogos de vôlei e futsal, por exemplo.
Além de servir como casa esportiva, o mineirinho também recebe eventos internacionais como o Disney Princesas on Ice, shows nacionais e internacionais e eventos religiosos, dentre outros.
Parque Ecológico da Pampulha
O parque foi inaugurado em 21 de maio de 2004, possui 30 hectares de área verde, ou seja, proporciona a população integração direta com a natureza.
Dentro do parque existe o projeto “bicicleta para todos” que foi inspirado no “Plano das bicicletas brancas” de Amsterdam. Onde são disponibilizadas 20 bicicletas para os visitantes que assim desejarem. A partir desta e de outras iniciativas, o parque promove educação ambiental, patrimonial e educação para o trânsito.
Enfim, essas são algumas das opções tradicionais de Minas Gerais, ou seja, atrações que a Pampulha abriga. Vale a pena conferir e se encantar com esta região e prestigiar a cultura presente nos arredores da lagoa.
João Vitor Gomes