Comparar listagens

Como é morar no Centro de BH, a região cosmopolita da cidade

Como é morar no Centro de BH, a região cosmopolita da cidade

Assim como o pulsar de um coração, o centro de BH é um lugar de movimentação constante, que vibra ritmos, culturas e tribos diferentes. Quase um organismo vivo agindo de forma involuntária.

Mas será que você realmente conhece essa área? Ela reúne vários pontos positivos da capital e tem uma característica cosmopolita e intensa.

Por outro lado, se as desvantagens aparecem, como o trânsito que geralmente engarrafa, as vantagens superam qualquer obstáculo. Afinal, não é apenas uma das áreas tradicionais: é uma das melhores para viver e curtir o cotidiano de Belo Horizonte.

Para descobrir se vale a pena morar no Centro de BH, o ideal é conhecer melhor a localidade, certo? Continue a leitura! Aqui mostraremos as características desse bairro!

História

Belo Horizonte foi “inaugurada” em 1897 e, com a ocupação comercial do Centro, a região ficou conhecida como Bairro do Comércio até 1930 — algumas pessoas até hoje se referem ao Centro como “Cidade”.

Até a década de 1950, o centro de BH continuou a reunir os principais serviços e atividades da capital. Aos poucos isso foi mudando, mas, embora outras regiões tenham sido ocupadas e tenham ganhado importância econômica, a área Centro-Sul da cidade ainda é considerada a mais nobre.

Talvez você não saiba, mas Belo Horizonte teve um planejamento na disposição de ruas e avenidas, dentro do perímetro da avenida do contorno. Nomes indígenas e dos estados brasileiros foram escolhidos para compor a planta da cidade que de longe se assemelha a um enorme tabuleiro de xadrez.

Assim, tendo como ponto de partida a praça 7, sentido praça Raul Soares, todas as ruas paralelas tem nomes indígenas: carijós, tamôios, tupis, goitacazes e etc. Já as que cortam, tem nomes de estados brasileiros, seguindo a sequência do mapa do brasil: curitiba, são paulo, rio de janeiro, espírito santo e etc.

Quanto ao metro quadrado, por sua vez, o preço varia de R$ 9,2 mil a R$ 11,3 mil, dependendo do local. Repleto de história, planejamento e oportunidades, o centro é perfeito para quem busca o melhor endereço.

Como é morar no Centro de BH

Quem decide fixar moradia no bairro central de Belo Horizonte não se arrepende. O bairro tem ótimas características e é capaz de atender a moradores com as mais diferentes necessidades. Não há quem não se apaixone pela região e todas as suas vantagens.

Quer fazer parte da estatística de quem tanto adora o local? Descubra nos tópicos a seguir como é morar no centro de Belo Horizonte!

Praticidade

Imagine poder acordar, descer do seu apartamento e ir, a pé, comprar o pão do café da manhã. Após alguns minutos, você consegue ir caminhando, de bicicleta ou de transporte público para o trabalho. Na volta, ainda aproveita um pouquinho do comércio aberto e encerra com o jantar em um ótimo restaurante.

Imaginou? Pois essa é a vida de quem mora no centro. Por ter se desenvolvido tanto, o local tem de tudo. Como o que você precisa está sempre à mão, a chance de deixar o carro em casa é enorme. Que tal fazer com que o trânsito não seja mais um problema?

Cultura e Lazer

Como é um bairro antigo, o Centro guarda muitas histórias da capital. Ou seja, é o lugar perfeito para explorar as belezas da arquitetura e da cultura mineira! Se quiser descobrir outras cores e sabores, o Mercado Central é o lugar certo. Na região você também pode visitar a Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena (também conhecida como Feira Hippie) e o Palácio das Artes.

Bem-estar

Para cuidar da qualidade de vida também há muitas alternativas na região central. É contato com a natureza que você quer? Pois é isso que você terá no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Com árvores nativas, área para piquenique e espaços culturais, é o refúgio perfeito.

O bairro ainda tem diversos hospitais e clínicas. Há opções de grande porte, como o Hospital Belo Horizonte, além de alternativas infantis e especializadas. É uma proteção e tanto!

Educação

Quem estiver em busca do diploma ou tem família com crianças pode aproveitar a estrutura de ensino: na região central de BH há colégios com diferentes propostas para garantir uma formação completa e de qualidade. Com a facilidade de explorar a região, quem sabe você não busca uma nova capacitação?

Segurança

Além de ser a mais valorizada da cidade, a região central também atrai muitos turistas. Isso faz com que seja necessário ter um pouco mais de atenção com a segurança. Os índices de criminalidade são menores que de outras grandes cidades e o patrulhamento é reforçado, mas todo cuidado é recomendado.

Manter a atenção constante aos seus pertences, por exemplo, é essencial. Você não precisa viver com medo no centro de Belo Horizonte, mas deve sempre ficar de olho ao seu redor.

Trânsito

Por mais que Belo Horizonte tenha sido planejada, ela também cresceu de forma orgânica nas bordas da Avenida do Contorno. Isso deu origem a uma grande população e a uma frota intensa. O resultado? Um trânsito conturbado em muitos momentos, como em qualquer outra capital do país.

Portanto, se você usa carro para tudo, é possível que encare mais tempo parado do que gostaria no Centro de BH. Por outro lado, para driblar as filas de carros parados, utilize na região um dos métodos alternativos de transporte disponíveis na cidade — ônibus, bicicletas e patinetes compartilhados — ou caminhe.

Afinal, é bem fácil localizar-se quando você entende a lógica de organização das ruas e avenidas.

A LAR conhece BH

Para aproveitar os benefícios de morar no centro de BH é essencial escolher o imóvel certo. O melhor jeito de fazer isso é com a ajuda de quem realmente entende do assunto, concorda? É por esse motivo que a LAR Imóveis deve ser a sua opção.

Há 40 anos no mercado, a imobiliária belo-horizontina conhece como nenhuma outra cada cantinho da cidade. Nossa equipe de consultores indicará os melhores imóveis para as suas necessidades e está sempre pronta para auxiliá-lo em todas as etapas do processo.

Como vimos neste texto, morar no centro de BH traz muitas oportunidades e mais benefícios que prejuízos. Ao colocar na balança e decidir que esse é o endereço adequado, é preciso ter o apoio profissional para achar o imóvel dos seus sonhosEntre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!