Apartamento seguro: confira essas 4 dicas!
A segurança da região é um dos fatores mais observados quando o assunto é moradia e, ainda que muitos empreendimentos ofereçam o que há de mais sofisticado para a proteção dos seus moradores, nem sempre nos sentimos em um apartamento seguro.
Existem várias medidas que podem ser adotadas, de forma isolada ou em conjunto, para ampliar a segurança do apartamento. Na comparação entre casas e apartamentos, um edifício tende a ser mais seguro, devido à circulação de mais pessoas pelo local e pela própria forma de construção.
No entanto, como as cidades estão cada vez mais violentas — especialmente as grandes metrópoles —, vale a pena investir nas dicas a seguir e preservar o bem-estar da sua família em um apartamento seguro. Confira!
1. Invista em um bom sistema de segurança eletrônica
A tecnologia favorece a criação de várias ferramentas voltadas para a segurança dos moradores, como alarmes que podem ser acionados remotamente, circuito interno de TV, monitoramento 24 horas, botões de pânico quase imperceptíveis, entre outros.
Muitos sistemas são integrados com empresas de vigilância, ou diretamente com a polícia da região, e isso auxilia na agilidade para resolver o problema caso o local seja invadido. Por isso, vale a pena pensar na implementação desses recursos para o seu lar.
2. Sem investir muito, ainda é possível ter o apartamento seguro
Nem sempre é possível adotar um sistema de segurança sofisticado, certo? Mas ainda assim, dá para implementar boas medidas para quem quer ter um apartamento seguro gastando menos. Uma delas é a fechadura biométrica, que utiliza a digital para ter acesso ao imóvel.
Além de facilitar a rotina do morador, já que ele não precisa se preocupar com as chaves para entrar em casa, também é uma forma de tornar o acesso à residência muito mais ágil e seguro. Também fica mais difícil burlar a segurança desse tipo de entrada em relação às chaves tradicionais e fechaduras com senha, por exemplo.
Outra forma de aumentar a segurança no seu apartamento é instalando iluminação com sensores dentro e fora do imóvel. Nos corredores do empreendimento, se algum suspeito se aproximar, a luz acenderá e os moradores ficarão alerta.
3. Um apartamento seguro também passa pelos vizinhos
Ainda que as reuniões de condomínios sejam vistas como atividades monótonas, é importante participar delas para reforçar aos moradores a necessidade de estar sempre vigilante, além de entender melhor o comportamento das pessoas que também moram ali.
Peça ao síndico para distribuir lembretes com medidas de segurança, como a importância de fechar as portas sempre que passar pelo empreendimento, assim como propor medidas que aumentem a segurança e o bem-estar de todos. O comportamento dos seus vizinhos pode influenciar diretamente quando você deseja ter um apartamento seguro.
4. Não relaxe e evite comentar sobre a vida íntima
Dentro do seu imóvel, também é importante não descuidar de ações básicas como manter as portas trancadas, fechar as janelas durante o sono ou as saídas, não deixar as chaves do lado de fora e seguir todas as regras de segurança do condomínio.
Além disso, é indicado não comentar sobre ganhos, bens e pertences que a família tem com vizinhos e na frente de estranhos para evitar atrair olhares de pessoas mal intencionadas.
Atitudes para melhor segurança
É preciso ter sempre em mente que para ter um apartamento seguro é preciso adotar um conjunto de atitudes que envolvem desde o investimento financeiro — e você viu que existem opções para todos os bolsos — até vigilância e atenção constantes.