5 dicas para escolher o melhor lugar para morar em BH com a família!

5 dicas para escolher o melhor lugar para morar em BH com a família!

Dezenas de dúvidas entram em jogo quando o desejo de uma casa própria se transforma na ação efetiva de buscar pelo imóvel perfeito. Preço, financiamento, tamanho, número de quartos, comodidades próximas e segurança. No entanto, um outro fator deve receber uma atenção especial: a localização.

A localização do imóvel se reflete diretamente na qualidade de vida dos seus moradores. Isso porque ela pode evitar que você fique horas parado no trânsito, tenha acesso a serviços essenciais de forma simplificada ou até signifique menos gastos para você e sua família.

Afinal, não é porque você mora num bairro mais barato que, necessariamente, você terá menos custos. Em algumas situações, o valor de gasolina que você terá que gastar a mais já compensa essa diferença no preço do condomínio ou do aluguel, por exemplo.

Quando pensamos em localização, alguns itens primordiais vêm à mente: trânsito, trajeto diário, opções de locomoção, lazer, estudo e serviços. Além disso, entram na equação desejos básicos como novo versus antigo, calmo versus agitado, central versus mais afastado. São realmente centenas de critérios, mas que juntos ajudarão a encontrar o melhor lugar para morar em BH com a sua família.

Precisa de dicas para identificar qual é o melhor lugar para morar em BH para você e sua família? Este post pretende ajudá-lo, continue a leitura!

1- Analise a mobilidade urbana

Esse quesito é bastante importante, porque influencia diretamente na quantidade de tempo que você estará no trânsito e não com a sua família. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que as grandes capitais, como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro contam com um problema sério em relação ao trânsito. Ele não se resume aos carros, mas também ao transporte público.

De acordo com o levantamento, os moradores dessas grandes cidades demoram em média 2,93 minutos para percorrer um quilômetro de ônibus e 2,67 minutos para fazer o mesmo percurso de carro. Para um trajeto simples casa-trabalho de 15 km, isso se traduz em, ao menos, 1 hora e 20 minutos no trânsito, para ir e voltar todos os dias.

Por isso, avaliar se aquela localização oferece a possibilidade de meios de transporte alternativos para serem utilizados ao longo da semana é interessante. Por exemplo: táxi, uber, bicicletas e uma boa malha de ônibus que passam pela localidade.

2- Pense na proximidade com o local de trabalho/lazer/estudo

Outro fator importante, além dos meios de transporte disponíveis para cada bairro, é analisar se ele se encontra próximo aos locais que você e a sua família costumam frequentar diariamente. É o caso do trabalho, faculdade, escolas, cursos, baladas, restaurantes e outras opções de lazer. Se você é um super torcedor do Cruzeiro e vai semanalmente aos jogos da Raposa, buscar um bairro mais próximo ao Mineirão é uma ideia mais interessante do que morar em um local na região oposta e cruzar a cidade toda semana.

O mesmo vale se seus filhos frequentam a UFMG ou a FUMEC. Bairros como Cruzeiro e São Luiz permitirão que eles fiquem próximos à faculdade e tenham a possibilidade de voltar com segurança após as aulas noturnas. Esse tipo de pensamento ajuda a manter a qualidade de vida, ao incentivar que coisas importantes sejam realizadas com frequência e não apenas quando a preguiça seja domada ou depois de enfrentar um longo percurso de carro para isso.

mesa de amigos

3- Faça um levantamento de bairros calmos e agitados

Belo Horizonte é conhecida como a capital brasileira dos bares. São mais de 12 mil estabelecimentos desse tipo no perímetro urbano. Na momento de procurar o melhor lugar para morar em bh, isso pode ser interessante caso você goste deste tipo de diversão.

No entanto, se esse não é o caso, pode se tornar um incômodo rapidamente. Pensar se você prefere um bairro mais calmo, afastado e com grande concentração de verde como Belvedere e Pampulha, em vez do Centro, Santa Tereza ou Lourdes, que são áreas mais badaladas, também entra na lista de fatores essenciais para descobrir qual é o melhor lugar para morar em BH.

Neste quesito, também pode ser inserido a dúvida entre bairros mais comerciais ou residenciais. Enquanto no primeiro, a quantidade de opções de serviços a poucos passos e a malha de ônibus é mais farta, também há problemas de garagens disponíveis e costumeiramente preços mais elevados. No segundo caso, a necessidade de pegar o carro para todo tipo de atividade e a sensação de insegurança que um local mais deserto pode trazer.

4- Valorize bairros autossuficientes

Não precisa ser apenas em relação a um shopping ou uma longa sequência de lojas. Mas bairros que oferecem serviços como restaurantes, bares, supermercados, clubes de esportes e academias a uma distância pequena são muito interessantes para que você evite trajetos com trânsito ao menos no fim de semana. Além disso, eles também permitem que seus filhos façam atividades próximos a sua casa e fiquem mais seguros.

5- Tenha atenção à vizinhança e à segurança

melhor lugar para morar em bh

Preste atenção na qualidade das calçadas, na frequência da limpeza urbana, na iluminação pública, na oferta de pontos verdes ou de atividades ao ar livre. Para isso, pode ser fundamental que você visite a região em vários momentos do dia e em dias diferentes, para tomar uma decisão mais embasada sobre a qualidade daquela região.

Também é uma boa ideia verificar se a sua vizinhança se adequa ao seu estilo de vida. Por exemplo, se a sua imagem de diversão nos fins de semana é dar festas em casa, uma vizinhança mais calma e com pessoas mais idosas pode não ser o ideal. O mesmo vale se o seu perfil é mais calmo e o bairro é repleto de bares, com mesas nas ruas ou estádios de futebol.

Em termos de segurança, outra alternativa interessante é verificar a estrutura dos imóveis. No caso de apartamentos, se há portarias 24 horas e câmeras de segurança. No caso de casas, como é o condomínio, quem são seus vizinhos e as regras de convivência.

Quer mais dicas de como identificar o melhor lugar para morar em BH e do mercado imobiliário em geral? Curta a página do Lar Imóveis no Facebook!