Sagrada Família: área estratégica de BH
Decidir onde estabelecer seu negócio não é tarefa fácil. Felizmente, locais como o bairro Sagrada Família, por exemplo, tem se destacado como área estratégica em Belo Horizonte.
A apenas 2 km do centro de Belo Horizonte, o Sagrada faz parte da região leste de BH. Ele está ao lado de bairros como Horto, Floresta, Santa Tereza e Cidade Nova. São mais de 34 mil habitantes ali, número que lhe garante o título de bairro mais populoso da cidade.
Com tanta gente, o bairro desenvolveu tanto seu lado residencial quanto o comercial. Ou seja, são supermercados, cafés, sorveterias, bares e restaurantes. Além de tudo isso, com o privilégio de fácil acesso a famosas avenidas da nossa cidade.
Enquanto a Avenida Petrolina atravessa o bairro com seu comércio diversificado, a Silviano Brandão abriga o famoso pólo de móveis. Ali ao lado, para completar, está a Cristiano Machado. Assim, o Sagrada Família se posiciona bem no meio de outros pontos da cidade.Já deu para perceber que este é um bairro privilegiado, não é? Calma que tem mais! Sendo assim, confira o artigo!
História do bairro Sagrada Família
Atualmente o bairro Sagrada Família colhe os frutos de sua localização e dos pontos comerciais instalados ali. Vamos conhecer um pouquinho da sua história?
Tudo remete a uma jovem Belo Horizonte em plena expansão, que não aguentava mais ficar limitada à Avenida do Contorno. As fazendas estavam sendo divididas, contudo, as pessoas viram na atual área do bairro uma oportunidade para uma vila.Na época, o córrego da mata era o ponto de referência e os bondes eram o principal meio de transporte. A diversão ficava por conta dos bailes e das partidas de futebol do conhecido “Campo do Grota”. Dá até para pintar essa imagem na cabeça, não é?Visualizar isso não é difícil, pois o bairro manteve seu clima de interior mesmo com as transformações dos últimos anos. O córrego, por exemplo, foi canalizado e deu origem à movimentada av. Silviano Brandão. A Avenida Petrolina também já foi um rio, daqueles muito bons para pescar. Prova disso é a mina d’água que ainda resiste desde a época da fundação do bairro.Se quiser conferir, é só dar uma passadinha na esquina com a rua Abílio Machado. Ou seja, é ou não é uma história que vale a pena sentar em umas das pracinhas do bairro para ouvir?
Curiosidades
Você sabe de onde veio o nome “Sagrada Família”? São muitas as versões sobre como o tradicional bairro mineiro foi batizado.
Segundo alguns, é uma referência ao Presépio do Pipiripau, ponto turístico do bairro. Para outros, foi uma sugestão do pároco da Igreja da Sagrada Família. Ainda há a teoria de que o nome veio para reforçar o sentimento de comunidade do bairro e os laços de amizade entre os moradores.
Outra curiosidade é que a região que tem o nome popular de bairro Sagrada Família é muito maior do que a área oficial. A Vila São João é o bairro "principal", mas o nome não pegou. Mas por que Vila São João?Esse nome faz parte da história do bairro Sagrada Família. Lembra das fazendas que deram origem a tudo? Pois então, a fazenda do coronel João Gualberto Filho foi dividida em três vilas: Maria Brasilina, Mauá e São João. Esse mesmo coronel, inclusive, foi homenageado com uma rua em seu nome.
Trânsito e localização privilegiados
Além das ruas que ligam pontos importantes da cidade, o deslocamento é favorecido pela boa cobertura de transportes públicos. As linhas de ônibus são muitas e o acesso por metrô também é facilitado. Assim, para quem precisa ir aos principais aeroportos, a proximidade com a Cristiano Machado é uma "mão na roda".
Além disso, o bairro Sagrada Família tem passado por otimizações nas suas linhas de ônibus. A Rua Genoveva, por exemplo, passou por obras e hoje conta com três pontos da tradicional linha 9209 (Gutierrez/Sagrada Família).
Pontos turísticos e comerciais do Bairro Sagrada Família
Não é só o trânsito e a localização que são bons! O bairro Sagrada Família também se destaca por seus pontos turísticos e comerciais. Primeiramente, ele integra a famosa Zona Leste, região ligada à cena cultural mineira.
Fora isso, o comércio local é riquíssimo. São supermercados, bares, casas noturnas, pizzarias e churrascarias tradicionais. Em relação aos pontos turísticos, tem até bica milagrosa! Sabe aquela antiga mina d’água que ainda resiste no bairro na esquina da rua Abílio Machado? Há quem diga que ela faz milagres!E para manter o climinha de cidade do interior, a Praça Vereador Marco Antônio de Menezes merece uma atenção especial. Também conhecida como Praça do Grota, o espaço conta com mais de seis mil metros quadrados.São quadras poliesportivas, playgrounds, equipamentos de ginástica e muito mais. Ou seja, um excelente local de lazer para praticar atividades físicas, encontrar as pessoas e passar tempo ao ar livre. É impossível não parar na pracinha para pôr a conversa em dia — afinal, ela é um recanto em meio a uma cidade movimentada.Como vimos, tudo isso torna o bairro Sagrada Família muito especial. Ao mesmo tempo que permite pausas no dia a dia, é uma área estratégica. O fluxo de pessoas é alto e a localização e o acesso são privilegiados. Ou seja, o Sagrada Família é ideal para abrigar empreendimentos!Ficou interessado? Confira o nosso post e saiba como se planejar para realizar o sonho de instalar o seu negócio no bairro Sagrada Família!