6 melhores bairros comerciais em BH

Foi-se o tempo em que era necessário preparar a lista de afazeres e se deslocar até o Centro da cidade para encontrar as lojas e os serviços de que você necessitava. Com a expansão de Belo Horizonte, um número maior de bairros comerciais têm surgido, com destaque para áreas que agregam diferentes demandas e opções. Para quem está empreendendo, essa descentralização é extremamente interessante, afinal, permite reduzir os custos de operação, como o do aluguel, e ainda colher bons frutos, atendendo à demanda local e ajudando a diferenciar seu empreendimento.

Está em busca do local ideal para o seu negócio? Continue a leitura e descubra os melhores bairros comerciais em Belo Horizonte!

1- Barro Preto

Este é um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte e localiza-se na região Centro-Sul. O seu nome está atrelado a uma argila viscosa e escura que era bastante presente na área, além do solo pantanoso sobre o qual o bairro foi construído.

No início do século passado, o Barro Preto foi prioritariamente colonizado por trabalhadores italianos, responsáveis pela construção de Belo Horizonte e, por isso, sua fama não era das melhores. Contudo, a partir da década de 70, a paisagem foi sendo modificada com a presença de vários prédios, como o Edifício JK (projetado por Oscar Niemeyer) e também se tornando a sede do Cruzeiro Esporte Clube. Hoje, o Barro Preto oferece uma infraestrutura comercial bastante interessante, sendo considerado o polo da indústria da moda de BH, graças à presença de inúmeras confecções e lojas de atacado.

2- Belvedere

Belvedere é considerado um dos bairros mais luxuosos da capital mineira, crescendo ao redor do BH Shopping e contando com uma localização diferenciada, estando no ponto mais alto da cidade, o que proporciona à região um clima mais ameno do que o Centro. Além da vista incrível, o Belvedere oferece uma infraestrutura urbanística, comercial, de hospitais e de restaurantes que costuma agradar aos empresários.

Contudo, esse é um bairro um pouco mais distante do Centro, estando próximo à Nova Lima. Por isso, ele costuma ser mais indicado para àquelas pessoas que desejam fugir da vida caótica do Centro de Belo Horizonte, sem deixar de contar com uma infraestrutura adequada e com uma beleza ímpar deste ponto de destaque da cidade.

Outro ponto favorável ao bairro é em relação aos índices de violência – que são os mais baixos da capital. Portanto, o Belvedere é uma opção segura, cheia de facilidades de acesso e de instalação.

bairros comerciais

3- Funcionários

Localizado na região Centro-Sul, o Funcionários é um dos mais antigos da capital mineira, sendo uma importante referência cultural e histórica da cidade. Ele foi fundado em 1896 e recebeu esse nome porque foi planejado para acolher os funcionários públicos que acabavam de ser transferidos de Ouro Preto.

Justamente por isso, as primeiras moradias costumavam respeitar à hierarquia do funcionalismo público, identificando o nível social dos moradores. Hoje, quem transita pelo Funcionários pode perceber esses fragmentos históricos impressos na sua arquitetura repleta de casarões imponentes de séculos passados.

Infraestrutura

O bairro conta com outros atrativos interessantes, como a Praça da Liberdade e a região da Savassi. Atualmente, ela é considerada um dos principais pólos do comércio e da noite belorizontina, sendo incluída como parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade.

Soma-se a isso uma infraestrutura excelente, com shoppings, restaurantes, boates e um tráfego intenso de pessoas a qualquer hora do dia e da noite. Por todas essas questões, essa é considerada uma das áreas mais caras de Belo Horizonte.


4- Lourdes

O bairro de Lourdes, abençoado pela Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, está localizado na região Centro-Sul e abriga a sede do clube Atlético Mineiro, além do Minas Tênis. Inicialmente, esse bairro foi criado para abrigar as classes mais ricas de BH, que não conseguiam mais se instalar na região do Cidade Jardim.

Uma das principais características que ainda atraem as pessoas para essa área são as ruas arborizadas e a localização privilegiada, próxima da Savassi, além dos grandes jardins que ajudam a tornar as fachadas dos prédios mais bonitas e luxuosas. Hoje, é possível encontrar por lá restaurantes premiados, lojas requintadas, shoppings com produtos e serviços diferenciados e escolas tradicionais. Por tudo isso, ele é considerado um bairro de altíssimo padrão!

bairros comerciais

5- Sion

Quando surgiu, o bairro Sion era uma área afastada e isolada, que abrigava o colégio de mesmo nome, um internato religioso responsável por educar as filhas das famílias mais tradicionais de Minas Gerais. Porém, com a expansão da cidade, o bairro, localizado na região Centro-Sul, tornou-se um dos pontos mais valorizados e tradicionais, com uma infraestrutura completa, repleta de serviços e de comodidades.

O Sion ainda está próximo da Savassi, dos principais shoppings da capital e conta com acesso privilegiado, graças às Avenidas Afonso Pena e Nossa Senhora do Carmo. Hoje, ele é considerado um bairro de alto luxo, atraindo consumidores classe A, além de ser reduto das famílias tradicionais de empresários, políticos, artistas e outras pessoas de poder da sociedade mineira.

Outro destaque fica por conta do seu polo gastronômico da Rua Pium-í – ideal para quem pretende abrir um negócio na área de alimentação. Apesar de todos esses benefícios, a região do Sion apresenta um ótimo custo-benefício, comparado com os bairros comerciais próximos, como o Lourdes e a Savassi.

6- Cruzeiro

O bairro localizado na região Centro-Sul, começou a ser formado há mais de 4 décadas e, aos poucos, órgãos públicos importantes passaram a ser abrigados na área, como a Ordem dos Advogados do Brasil, a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e a Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS). Porém, o principal destaque da região continua sendo o Mercado Distrital do Cruzeiro, inaugurado há mais de 30 anos e com uma área superior a dois mil metros quadrados – sendo responsável por atrair uma grande quantidade de consumidores de várias áreas vizinhas.

Para quem pretende empreender na região, a Rua Vitório Marçola é a dica, onde estão os principais estabelecimentos comerciais do bairro. Como você pode notar, existem várias opções de bairros comerciais em Belo Horizonte que vão muito além do Centro e que podem oferecer vantagens interessantes, como aluguel mais acessível, infraestrutura adequada, mais segurança e, claro, uma valorização maior do seu negócio. Escolher o local ideal depende muito do tipo de empresa ou comércio que você pretende abrir, do público que deseja receber e também da infraestrutura que necessitará.

Gostou das nossas ideias de bairros comerciais em BH? Pretende investir em algum deles? Deixe um comentário para a gente!

Compartilhe esta publicação:

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp