Quando escolher uma nova casa para a família?

Quando escolher uma nova casa para a família?

A vida sempre traz mudanças. Eventualmente, os filhos crescem e mudam-se para seus próprios apartamentos ou recebemos o anúncio da chegada surpresa de mais um membro na família. Às vezes, é o trabalho que dá uma guinada forte na nossa rotina ou a descoberta de um novo hobby modifica as nossas prioridades. Independente do que nos empurra para as mudanças, fato é que, em determinado momento, surge a necessidade de repensar a casa para a família.

Mas tomar uma decisão como essa exige cuidado e reflexão. Assim como na compra do primeiro imóvel, trocar de casa também é custoso e traz a perspectiva de um longo tempo a ser passado no local. Neste contexto, entram em cena o planejamento financeiro e uma avaliação precisa do que é essencial e necessário para se adequar à nova dinâmica familiar que se apresenta.

Quais seriam esses momentos que mostram que pode ser uma boa ideia mudar a casa da família e as precauções que se deve tomar antes de concretizar esse passo? Confira-os abaixo!

Os sinais de que é um bom momento para uma nova casa

Mudanças no núcleo familiar

A chegada de mais um filho para um núcleo familiar e a saída de outro para seguir seus próprios caminhos realmente são os motivos mais comuns para que se pense na troca da casa para a família. Afinal, o espaço pode ficar muito pequeno ou exageradamente grande dependendo do número de moradores.

No entanto, existem outras possibilidades nessa esfera. Enquanto os filhos são mais novos, é possível fazê-los dividir um quarto sem grandes conflitos.

Mas, com o início da adolescência, a demanda por privacidade e liberdade para fazer as tarefas sozinho pode começar a alertar o casal da necessidade de uma mudança. Nesse momento, pode ser bem-vindo um espaço maior e até a realocação para um bairro com mais serviços e conveniência à disposição.

trânsito bh

Distância do trabalho ou das atividades de lazer

Quando se compra ou aluga um imóvel, diversos fatores entram na equação: proximidade do local de trabalho, acesso fácil às atividades de lazer, vizinhança e capacidade de rentabilidade. Mas é comum que, com o passar dos anos, esses fatores se alterem.

A mudança de trabalho ou até de hobbies pode fazer com que o imóvel onde se vive atualmente pareça muito distante. O mesmo acontece quando os filhos crescem e chega a hora de matriculá-los em uma escola ou universidade. O tempo gasto no trânsito, assim como a necessidade de sempre acionar um carro para se locomover, também podem ser sinais do momento certo para trocar de imóvel.

Necessidade de reformas no imóvel antigo

Com o passar dos anos, torna-se necessário uma manutenção mais intensa do imóvel para garantir a sua segurança. Isso inclui a revisão do sistema de gás, encanamento e fiação elétrica.

Além disso, pequenos danos causados pelo tempo podem incomodar e as reformas e obras se tornam uma constante. Em determinadas situações, as mudanças na dinâmica familiar também exigem alterações na estrutura do imóvel – por exemplo, o ampliamento de um banheiro ou a junção de dois cômodos. Por isso, buscar um imóvel que já esteja adequado às suas necessidades evita gastos financeiros maiores e economiza também na dor de cabeça de conviver com grandes obras dentro de casa.

Custos fora da capacidade financeira

Especialmente quando se começa a ficar mais velho é comum pensar no momento da aposentadoria. O problema é que nesta fase da vida os ganhos financeiros são reduzidos, caso não se tenha feito um planejamento anterior. Nesses casos, o custo com condomínio, rateios frequentes, manutenção de uma casa com grande jardim ou o custo dos serviços oferecidos próximos podem se transformar em um impeditivo a médio prazo.

casa para a família

Cuidados com a escolha da nova casa para a família

A escolha de um novo imóvel segue muito a dinâmica de uma primeira compra ou aluguel. É necessário avaliar com cuidado inúmeras variáveis, para garantir que se está tomando uma decisão correta e que não vá apertar demais o orçamento mais a frente.

A vantagem nesta fase é que você já aprendeu alguns macetes no meio do caminho e poderá utilizá-los para facilitar todo esse processo. Antes de sair à procura de uma imobiliária para encontrar o local perfeito para ser a nova casa para a família, é importante ter algumas respostas bem definidas:

  • O que a sua família necessita neste momento? Mais espaço, mais facilidade de locomoção? Proximidade com locais de lazer, estudo ou trabalho? Anote tudo o que é essencial para você e a sua família em um novo imóvel. Assim, você saberá quais são as suas prioridades e urgências.

  • O que lhe desagrada no imóvel que você está hoje? A falta de privacidade de um apartamento? A necessidade de cuidar de grandes quintais? A distância da casa dos seus pais, que precisam de mais auxílio? O custo de vida de restaurantes, opções de lazer e supermercados próximos?

  • O que você gostaria de ter na sua casa? Aqui, é preciso pensar em itens que seriam diferenciais na sua escolha, mas não são necessariamente imprescindíveis. Por exemplo, uma varanda, quadra de esportes próxima ou uma vizinhança mais calma.

Esses dados serão essenciais para filtrar os imóveis e facilitar a sua procura por uma nova casa. Depois, é importante avaliar a situação financeira da sua família. Comprar um novo apartamento exige diversos gastos, como com a mudança, algumas reformas, compra de móveis novos e impostos.

Além disso, muitas vezes, quando há a saída de membros da família do imóvel, é comum que os donos pensem em uma troca de tamanho por qualidade. Isso pode envolver também a necessidade de um novo financiamento para cobrir os custos extras.

Nessa hora, tome cuidado com a modalidade de financiamento habitacional que você optar. O recomendado é buscar opções com tabelas regressivas e com períodos não muito longos.

Já sabe mais ou menos o que deseja? Não deixe de buscar uma imobiliária de confiança para ajudá-lo na tarefa de encontrar uma nova casa para a sua família!

Quer saber mais dicas de como escolher o imóvel ideal para você e a sua família? Curta a página do Lar Imóveis no Facebook. Toda semana postamos novas informações para você!