Reparos e manutenção de imóveis alugados: de quem é a responsabilidade?

Reparos e manutenção de imóveis alugados: de quem é a responsabilidade?

 

As pessoas que buscam alugar um imóvel pouco sabem de seus direitos e deveres na hora de assinar o contrato. Boa parte dos conflitos entre locadores e clientes começam quando o imóvel apresenta algum problema e o custo da manutenção precisa ser arcado por uma das partes.

O assunto gera e rende muita discussão, no entanto, um simples esclarecimento no contrato e uma conversa aberta entre locador e locatário pode resolver este impasse. Tanta preocupação se justifica em números. Durante o último senso realizado pelo IBGE, cresceu em 4% o número de residências alugadas no país. Entre os anos 2000 e 2010, o número de espaços locados passou de 14% para 18%, totalizando 10,5 milhões de domicílios alugados no Brasil.

Cada caso deve ser estudado em suas particularidades contratuais, no entanto sabe-se que a responsabilidade geralmente é do locador. Sendo que, defeitos já existentes e ocultados do atual locatário, devem ser sanados pelo proprietário do espaço. Assim, como existem problemas não previsíveis como ação do tempo ou mesmo a força da natureza, como chuvas e tempestades, que também são fatores de responsabilidade do proprietário.

Reforma do imovel alugado

Ao contrário de casos de depreciação, arrombamento, reformas, modificações pontuais e mau uso do local, nestes casos os custos de reparo ficam inteiramente por conta do locatário. No caso de reformas, o inquilino, ao final do contrato e entrega do imóvel, deverá apresenta-lo nas condições em que o recebeu inicialmente, tendo que arcar com os reparos e reformas necessárias.

Atratividade oferecida pela LAR Imóveis

Muitas vezes o reparo e a manutenção de um local alugado podem custar muito caro para o inquilino, por isso, a LAR Imóveis oferece essa atratividade ao cliente por mais de 15 anos. É necessário deixar muito claro que o serviço de reparos e manutenção, que atualmente é oferecido pela empresa, não é de obrigatoriedade no mercado, mas, sim um adicional que a empresa oferece pensando na comodidade do cliente. Quando o locatário assina o contrato é oferecido em parcelas o valor do serviço fornecido, podendo o cliente acioná-lo quando for necessário. Outro ponto fundamental a ser destacado é a credibilidade que esta atividade leva para o inquilino, já que a própria LAR disponibiliza um perito especializado para fazer a avaliação dos possíveis reparos.

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Outro ponto forte é a própria relação de confiança gerada entre as partes, pois, o locatário terá a certeza de que a avaliação será feita de forma precisa, idônea e ágil, pois isto evitará ao inquilino o desgaste de procurar por serviços que geralmente custam um valor superior aos praticados pela LAR Imóveis.

E você, já teve problema com a manutenção de algum imóvel alugado? Conte para nós a sua experiência.