Como escolher uma imobiliária de confiança?

Como escolher uma imobiliária de confiança?

Quando você está à procura de um cirurgião plástico, você não olha primeiro ou exclusivamente o preço dele. O mesmo se aplica (ou deveria se aplicar) para as transações relacionadas a um imóvel.

Comprar ou alugar um imóvel por meio de uma imobiliária de confiança não apenas facilita a sua procura e satisfação, mas também poupa muita dor de cabeça no futuro. Por exemplo, a imobiliária é a grande responsável por organizar a documentação de aluguel ou compra de um imóvel entre os envolvidos. Além de intermediar interesses entre as partes em caso de conflitos e fornecer auxílio na procura por um imóvel que se encaixe nos anseios dos novos moradores, com a maior agilidade possível.

Justamente por envolver toda essa responsabilidade, é necessário buscar uma imobiliária de confiança para filtrar opções e garantir uma segurança jurídica para todo o processo. Mas escolhê-la não é tão simples assim. É preciso alguns cuidados importantes para garantir que você não está comprando gato por lebre.

Como encontrar uma empresa especializada no setor e que irá ajudá-lo em todo o processo de procurar e encontrar o seu imóvel ideal? Neste post, você verá as nossas principais dicas para essa situação, confira!

6 dicas para encontrar uma imobiliária de confiança

1- Peça indicações para amigos e familiares

Provavelmente, diversas pessoas no seu círculo de amizades e familiares compraram ou alugaram um imóvel recentemente. Com certeza, elas terão dicas e inúmeras histórias sobre como foi o processo para compartilhar, como a disponibilidade dos corretores, se houve algum problema de documentação, se os imóveis disponíveis eram interessantes e os valores praticados. Por isso, é uma ótima ideia pedir ajuda dessas pessoas para começar o filtro por imobiliárias de confiança e até quais profissionais são os mais atenciosos.

2- Confira a reputação da imobiliária

A reputação de uma empresa é uma das maiores garantias que um consumidor pode ter. Ela mostra que, ao longo de um período de tempo, ela ajudou os clientes a conquistarem seus sonhos sem grande transtornos.

Você pode começar verificando isso no próprio site da imobiliária e na área de recomendações da página oficial dela no Facebook. Lá, você pode conferir o que as pessoas comentam a respeito e como a empresa respondeu às críticas e elogios.

Um detalhe importante: nesses sites de reclamação você deveria olhar não apenas o número de insatisfações registradas e o porquê delas, mas também a taxa de solução desses problemas e o tempo que demorou para eles serem sanados. Com o CNPJ da imobiliária em mãos, o site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Procon-MG também podem mostrar informações sobre possíveis dívidas e processos que correm na Justiça contra a empresa.

3- Verifique o registro do seu corretor de imóveis no Creci

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-MG) é o órgão fiscalizador das imobiliárias e dos corretores de imóveis. Eles mantêm registro de todas as pessoas autorizadas a intermediar a comercialização de imóveis no Estado, de reclamações feitas contra elas e de possíveis suspensões que ela já tenha sofrido. Você pode consultar como está o registro do seu corretor e da imobiliária que ele representa no site do Creci-MG ou pelo telefone (31) 3271-6044.

4- Visite a sede da imobiliária

Hoje em dia, é simples resolver tudo pela internet. Com poucos cliques e um pouco de tempo, é possível buscar um imóvel, filtrá-lo e alugá-lo sem nem pisar para fora de casa.

Mas essa também é uma maneira mais simples de ser enganado por empresas ou pessoas pouco profissionais. Visite ao menos uma vez a sede física da imobiliária que você verificou que mais se encaixa no seu perfil e no imóvel que você deseja. Avalie questões como apresentação e cordialidade dos funcionários, equipamentos disponíveis e se as informações, como endereço e fotos da fachada, coincidem com as mostradas na internet.

imobiliária de confiança

5- Avalie a carteira de imóveis da imobiliária

É comum uma imobiliária se especializar em um determinado bairro/região ou nicho de mercado (luxo, imóveis menores e comerciais). Isso facilita para que os corretores tenham uma boa quantidade de informações sobre as oportunidades que você procura.

Eles lidam diariamente com pessoas que possuem as mesmas necessidades que você, por isso podem oferecer insights interessantes para ajudar no processo. Assim, não deixe de olhar com atenção não só para a quantidade de imóveis presentes na carteira da imobiliária, mas também para a qualidade dos apartamentos e casas divulgados.

imobiliária de confiança

6- Garanta que eles sejam transparentes

É parte das atribuições de uma imobiliária de confiança fornecer dados e informações relevantes do imóvel desejado, assim como conhecimento sobre a legislação vigente e documentação necessária para a conclusão de negócios. Em síntese, eles devem garantir que você receba todas as informações que solicitar.

Inclusive, os corretores podem ser penalizados criminalmente, caso haja má fé no contrato firmado ou caso uma transação intermediada por eles traga prejuízos ou danos a você. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas (mesmo que elas pareçam bobas) nem de se fazer presente e atuante em todas as etapas do processo de escolha do imóvel ideal para você e sua família. Com essas dicas para encontrar uma imobiliária de confiança, você com certeza terá mais facilidade em achar uma que se encaixe nos seus desejos e não lhe passe para trás.

Que tal receber mais dicas e informações sobre como escolher a casa perfeita para você? Assine a nossa newsletter!