Seja protagonista da sua jornada!
Existem, normalmente, muitas expressões para uma mesma palavra, tais como as palavras organização/empresa e colaborador/funcionário. Mas, se aprofundarmos nessas expressões que lidamos em nosso dia a dia, muitas vezes sem dar a atenção devida, podemos nos surpreender com o que percebemos e, até mesmo mudar nossa forma de agir ou de usar os termos. Entenda!
Empresa x organização
A primeira diferenciação que podemos pensar seria entre empresa e organização. A nomenclatura vem a partir do momento que se cadastra um CNPJ, e esse pode ou não ter colaboradores atrelados, setores, ou pode ser somente uma pessoa prestando serviços e oferecendo soluções.
Já uma organização é constituída de pessoas que se propõem a atuar em prol de um único objetivo ou propósito. E, é nesse momento que tudo precisa estar bem planejado e detalhado para não haver conflitos de ideias ou opiniões que mudem o propósito de organização. Assim, cada setor deve ter seu papel valorizado, cumprido e sempre pensar em como se pode fazer mais e melhor. Só que um setor, uma placa na porta não fazem nada, quem age são as pessoas que ali trabalham!
Funcionário x colaborador
E aí temos uma segunda expressão para pensar, pois a pessoa que trabalha na organização pode ser um funcionário ou um colaborador.
Funcionário é aquele que tem seu registro na CTPS, recebe seu salário mensalmente pelo trabalho prestado dentro de uma carga horária diária, pré-estabelecida em seu contrato de trabalho. Ele segue todas as normas, faz exatamente aquilo que lhe é proposto e acredita que está sempre certo ao cumprir apenas isto.
Do outro lado, temos o colaborador, que é um funcionário, mas vai sempre além para colaborar, entregar o seu melhor. Ele pensa no coletivo, no propósito maior da organização, em cada ação que se propõe a colocar em prática, independente de horário, de qualificação que não possua ainda (mas que vai buscar), na sua inserção em novos projetos e na vontade de fazer com que a empresa cresça com ele (ou vice-versa).
Quando paramos para pensar em que local estamos inseridos, qual o propósito e como agimos ali, podemos encontrar as respostas para vários questionamentos que fazemos e muitas vezes não nos tira do lugar: por que não sou promovido? Por que essa empresa não inova? Por que nada muda aqui? Como farei para ter sucesso aqui?
Quer a resposta? Então avalie em primeiro lugar onde está. Em segundo, veja como você age e, por último, seja protagonista da sua jornada!
Estabeleça um plano inicial para sua carreira e vida, que pode até mudar no decorrer do caminho, mas esteja focado em uma direção. Você irá perceber grandes mudanças na sua vida e ao redor que antes passavam desapercebidas. Você não vai acreditar nos resultados que alcançará.
Lembre-se: você é o autor da sua própria história e sucesso!
Venha fazer a diferença conosco. Cadastre seu currículo em nosso site e seja parte de um time vencedor, que deseja transformar vidas através de um lar!