Tradição de Dores do Indaiá recebe apoio da LAR
Conhecido como uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, o Congado é um ato que reúne elementos temáticos africanos e ibéricos, cuja difusão vem do século XVII. A dança conta ainda com a coroação do Rei do Congo. Fiel a esta tradição, em Dores do Indaiá (MG) há 183 anos é realizada a Festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.
A festa acontece na cidade desde 1832, antes mesmo de se tornar município, o que ocorreu em 1885, e todos os anos reúne centenas de devotos. É uma manifestação de fé e religiosidade que este ano recebe apoio da LAR Imóveis. A empresa cederá seu helicóptero, para que as rosas sejam jogadas do alto no ato das procissões congadeiras, ofertadas para Nossa Senhora.
“A Congada em Dores do Indaiá é uma forte expressão cultural que acompanha a tradicional Festa do Rosário, celebrada em 15 de agosto. Minha família teve origem em Estrela do Indaiá, uma cidade próxima e nasci em Dores; Por este laço especial e por valorizar muito as tradições, a LAR Imóveis não podia ficar fora deste importante evento local”, afirma Luiz Antônio Rodrigues, presidente da empresa.
O ponto alto da festa se concentra na procissão, com a participação dos reis, rainhas e princesas e com todos os ternos que dançam e cantam durante todo o trajeto, finalizando na Igreja do Rosário, onde há celebração da missão e coroação de Nossa Senhora do Rosário debaixo de uma chuva de fogos de artifício.