Mercado Imobiliário
3 min leitura.

O poder da mulher no mercado de trabalho

Publicado em
7/3/2016

As mulheres são a maioria da população brasileira e, a cada dia, conquistam mais espaço em diversas áreas e atividades sociais. Diante disto, poderíamos ficar horas destacando os avanços e a importância das mulheres frente a sociedade como, por exemplo, são 53% dos internautas no Brasil e 43% dos donos de negócios. Segundo a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elevar a participação das mulheres na força do trabalho para o mesmo nível dos homens aumentaria o PIB em muitas nações.

Crescimento exponencial

Hoje, as mulheres possuem altos cargos em grandes empresas sendo responsáveis por parcela significativa do mercado de trabalho. Mas, para chegar até lá, tiveram que se esforçar para mostrar suas competências. E aquilo que a princípio seja fraqueza revela-se como um ponto forte da atuação da mulher, que é a sensibilidade. O mundo muda e as pessoas precisam se adaptar a elas. As mulheres, com sensibilidade e responsabilidade estão mais propensas a se adaptar a essas mudanças e ajudar quem está ao seu redor.A gerente de vendas da LAR Imóveis, Adriane Roenick, há um ano na empresa e cinco no segmento imobiliário é um exemplo da força da mulher neste processo de adaptação. Num mercado tradicionalmente habitado por homens, ela se encontrou profissionalmente. “Trabalhava na área financeira, onde atuei com empréstimos por mais de 15 anos. Hoje vou atrás dos sonhos e necessidades dos meus clientes e faço de tudo para realizá-los”, conta a gerente.

Poder da mulher no mercado de trabalho

Além de se descobrir neste mercado, Adriane conta ainda que adquiriu uma independência financeira nunca esperada e alcançada. “Hoje sou eu quem faço meu rendimento, tenho uma equipe que trabalha comigo, mas também corro atrás das minhas metas”, completa a executiva.Já no mercado consumidor, as mulheres sempre são voz ativa e decisiva na hora da compra. De acordo com um estudo Boston Consulting Group (BCG), consultoria especializada em consumo, as mulheres controlam ou influenciam 70% dos gastos de consumo feitos nos Estados Unidos, gerindo cerca de cinco trilhões de dólares.“As mulheres pesquisam mais e são mais emotivas para negociar na hora da compra de um imóvel. Não há dúvidas que elas são a voz decisiva do casal neste momento, apesar de necessitar de opinião de terceiros para validar sua decisão”, conta Luiz Antônio Rodrigues, presidente da LAR Imóveis, imobiliária em Minas Gerais com 37 anos de mercado e especializada em compra, venda, locação e administração de imóveis.De acordo com o empresário, entre as características mais exigidas pelo público feminino em relação aos imóveis estão: ter armários nos quartos e cozinha, piso de qualidade e pintura em bom estado de conservação. No caso das solteiras ou com filhos, priorizam ainda a área de lazer, segurança e portaria 24 horas.“As mulheres sempre pesquisam um número maior de imóveis, fazendo uma triagem entre os que mais se adequam às suas necessidades e desejos. Além do mais, questionam muito e com riqueza de detalhes, e visitam várias vezes os imóveis antes de decidir pela compra”, completa Luiz Antônio.

Mulheres na LAR

Outra curiosidade da LAR Imóveis é que a empresa, com cinco unidades, cobrindo as regiões norte, sul, leste e oeste de Belo Horizonte, possui em seu quadro de colaboradores 85% de mulheres, sendo que 80% dos executivos da empresa são do sexo feminino. “Sempre gostei do jeito das mulheres de conduzir os negócios. Elas são mais ponderadas e em algumas situações se sobressaem com maior maestria que os homens”, completa o executivo.

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