Como organizar o Home Office
É comum para quem trabalha em casa abrir mão da formalidade de um escritório e optar pelo conforto e bem estar. Claro, que uma das vantagens de trabalhar em casa é a comodidade, mas é necessário que todo o conforto não interfira negativamente na produtividade diária. Sendo assim, é importante reconhecer se realmente tem perfil para home office e buscar a organização e funcionalidade para este espaço. A organização de home office vai além da estética e decoração, é necessário que o ambiente seja inspirador, que proporcione a solução de problemas e que não venha à minar nossa produtividade. Para manter o equilíbrio entre profissional e pessoal, busque delimitar bem o espaço, não misturar itens pessoais com itens de trabalho e priorizar tarefas importantes. Além da organização física, invista na organização pessoal e no bom gerenciamento do tempo. Afinal é fácil se distrair dentro da própria casa.+ Leia também: Como ser mais produtivo
A organização de home office exige planejamento, controle da rotina, disciplina e ferramentas adequadas para manter tudo em seu devido lugar. Quando for planejar um local de trabalho é necessário que tenha a sua cara, que possa inspirar a criatividade e proporcionar soluções de problemas. Desta forma, busque cores que inspiram a criatividade, a resolução de problemas e proporcionam bem estar. As tonalidades mais claras e um toque clean proporcionam estas sensações. Invista em artigos de decoração que se envolva com o seu trabalho e traga um pouco da sua personalidade, sentir-se em um ambiente agradável estimula nossa criatividade e mantém nosso bom humor.Já na organização física, setorize os espaços, defina um local para cada item e tenha recipiente apropriado para arquivos, documentos, canetas, etc. O grande problema que gera desorganização está na falta de local adequado para os utensílios e documentos. A solução está em investir em organizadores funcionais, pastas ou arquivos identificados. Então se liga nas dicas para manter este espaço organizado e funcional:
1. ORGANIZE SUA ROTINA
Para não se perder com os horários, mantenha uma ferramenta de auxílio para gerenciar sua rotina, escolha uma agenda, um aplicativo ou experimente ferramentas que possam estar de acordo com seu perfil e seu nicho de trabalho. A melhor forma de organizar a rotina é realizar planejamentos semanais, estabelecendo suas prioridades diárias e contando com possíveis imprevistos. O planejamento reduz a parcela de improvisos e nos prepara para estimar recursos necessários à execução de cada tarefa.+ Leia também: Como ser uma pessoa mais organizada
2. OTIMIZE ESPAÇOS
Utilize os espaços de maneira inteligente e busque aperfeiçoar o ambiente com a escolha de móveis versáteis, multifuncionais e criativos. Não ocupe espaço com itens desnecessários, providencie um ambiente prático e minimalista.
3. ORGANIZE OS DOCUMENTOS
Quando a opção é trabalhar em casa, poucas pessoas pensam no fluxo de papéis e documentos gerados. Geralmente os papéis vão acumulando de forma desorganizada, sem nenhum critério específico de organização. Então, para não se perder no meio de tantos papéis, setorize os espaços no ambiente de trabalho, crie centros de interesse, como, por exemplo: entrada e saída. Tenha um local para correspondências, e busque guardar apenas o necessário, não acumule papéis, visualize o que é importante ser mantido e descarte o restante.+ Leia também: Como contratar um Personal Organizer?
4. INVISTA EM ORGANIZADORES FUNCIONAIS
Seja assertivo na escolha das pastas, arquivos e organizadores. Escolha produtos organizadores funcionais, pastas que atendam sua demanda e não se esqueça de identificar tudo. Uma boa dica para facilitar a localização é investir em pastas com cores distintas, uma cor para cada assunto. Fica divertido, organizado e funcional.Lembre-se a organização é a principal característica para ter sucesso no trabalho dentro do seu lar. Na dúvida busque um profissional de organização e produtividade e invista em qualidade de vida e bem estar.Guest Post escrito por Tatiana Melo – Personal Organizer - www.tatianameloorganiza.com.br (31) 99826-2484.